29 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Policiais são presos por esquema de extorsão contra ambulantes

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta segunda-feira (16) durante uma operação que visa desarticular um esquema criminoso de extorsão contra ambulantes que atuam na região do Brás, em São Paulo, informa a Folha de S. Paulo. A ação, batizada de Aurora, é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Corregedoria da Polícia Militar e da Polícia Civil, e mira a rede criminosa responsável pelas práticas ilícitas. Além dos cinco policiais, outras quatro pessoas também foram detidas.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão preventiva, sendo seis direcionados a PMs ativos e da reserva, além de uma policial civil. Outros 20 mandados de busca e apreensão também foram executados. Durante a ação, oito empresas tiveram sigilos bancários e fiscais quebrados, e as investigações revelaram detalhes do esquema criminoso que operava na região do Brás, explorando trabalhadores vulneráveis.

Segundo o Gaeco, as investigações começaram após receber um ofício da Corregedoria da PM informando que policiais — incluindo cabos, soldados e sargentos — vinham exigindo pagamentos periódicos de ambulantes para permitir que continuassem atuando na região. A Promotoria detalhou que muitos dos trabalhadores eram imigrantes da América do Sul, sem acesso a crédito formal, o que os obrigava a recorrer a agiotas para obter dinheiro. Esses agiotas, por sua vez, utilizavam-se da ação de policiais militares para cobrar de maneira agressiva os débitos em aberto.

“Vários vendedores são imigrantes de países da América do Sul e não possuem acesso a linhas de crédito, se vendo obrigados a procurar agiotas para obter dinheiro e repassar aos criminosos. Esses agiotas usavam dos serviços dos mesmos policiais militares para cobrar, de forma violenta, os inadimplentes, explicou a Promotoria.

 Folha de S. Paulo

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Pedófilo elogiou Bolsonaro em email: “the real deal”

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...

Câmeras registram assalto violento a posto em RO

Um assalto violento foi registrado na madrugada do dia...

Influenciador é preso em flagrante em Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia prendeu o influenciador João...

Domingo nublado e com pancadas de chuva em RO

O domingo (1) será de tempo instável em grande...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...