Rondônia nos últimos quatro anos tem caído gradativamente na avaliação das escolas da rede estadual de ensino junto ao Ideb.
O candidato ao governo do estado de Rondônia, Léo Moraes (Podemos), lamentou o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Os resultados são desastrosos e o governo de Rondônia tem mostrado inaptidão quanto à educação básica, mostrando total falta de competência e interesse em investir na Educação”, criticou Léo.
Léo disse que no ensino fundamental, por exemplo, nos últimos quatro anos, caiu na avaliação sete colocações, colocando Rondônia entre os últimos. “Este é o reflexo de um governo que não prioriza o ensino para nossos jovens”, observou.
Segundo Léo Moraes, o governo prometeu implantar escolas cívico-militares em todos os 52 municípios mesmo sabendo que não dispunha de recursos para cumprir a promessa. Agora, em campanha, volta a prometer o que não poderá fazer. “ Deixa que eu faço. Rocha é um governo perdulário, incapaz e fraco. Se regozija que um dia foi professor, embora de educação não entenda nada. Vou investir na qualificação dos professores e melhorar a grade curricular, além de melhor equipar as escolas com a informática”, concluiu.