24 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Fake news contra Lula expõe desespero da direita

Circula nas redes sociais um vídeo que atribui ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a afirmação de que “pobre não nasceu para estudar, mas apenas para trabalhar”, durante um evento na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro. O conteúdo, porém, é enganoso.

As imagens mostram um trecho isolado de um discurso feito em 16 de janeiro de 2026, durante as comemorações dos 331 anos da Casa da Moeda. Segundo postagens, Lula estaria defendendo que o estudo deve ser reservado apenas aos filhos da elite, enquanto os mais pobres deveriam se limitar ao trabalho braçal.

A análise do discurso completo mostra que a fala foi retirada de contexto. No evento, Lula fazia uma crítica histórica à mentalidade das elites brasileiras e ao atraso do país na criação de universidades. Ao usar expressões como “pobre não precisa estudar”, o presidente estava ironizando um pensamento que, segundo ele, prevaleceu por séculos no Brasil para manter trabalhadores afastados do ensino superior.

No trecho omitido nas redes sociais, Lula compara o Brasil à República Dominicana, que criou sua primeira universidade apenas 32 anos após a chegada dos colonizadores, enquanto o Brasil levou 420 anos para fundar a sua, em 1920. A frase compartilhada reproduz, segundo o presidente, a lógica excludente da época.

No discurso, Lula afirmou que o objetivo atual é justamente o oposto: garantir oportunidades para que filhos de trabalhadores se tornem engenheiros, médicos, doutores e professores. Ele também citou o aumento da presença de negros e estudantes da periferia nas universidades, mencionando que hoje cerca de 50% dos alunos da Universidade de São Paulo (USP) são pardos e negros.

Especialistas em checagem apontam que a estratégia de descontextualizar falas é recorrente na política brasileira. Casos semelhantes já ocorreram com Lula e outras figuras públicas, por meio de cortes seletivos de vídeos que alteram o sentido original das declarações.

A conclusão é que o vídeo viral omite o início e o fim do raciocínio do presidente. Em vez de defender que pobres não devem estudar, Lula criticou a exclusão histórica das classes populares do ensino superior e reforçou a defesa de políticas de inclusão educacional.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...

Namorado de delegada ligada ao PCC vai para presídio federal

A Polícia Civil de São Paulo transferiu Jardel Neto...

Deputada alerta para colapso da cadeia do leite em RO

Diante da forte queda na produção de leite e...

Homem é preso em RO por abusar de criança desde os 9 anos

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu, nesta sexta-feira (30),...

Polícia de RO recupera carro alugado com fraude perto da Bolívia

As forças de segurança de Rondônia recuperaram um veículo...

Raio do Nikolas: advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...

Atingida por raio, advogada fica com sequelas neurológicas

A advogada Tanieli Telles, que atua na defesa da...