34 C
Porto Velho
30 outubro 2026

Em flagrante, PF prende três estelionatários em cidade de Rondônia

 

Mídia Rondônia – Em uma operação realizada nesta segunda-feira (17), a Polícia Federal prendeu em flagrante três pessoas envolvidas em um esquema de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informações da Caixa Econômica Federal (CEF). A ação, que ocorreu em Porto Velho, desmantelou uma rede que estava realizando saques fraudulentos de saldos residuais de contas da instituição.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu dinheiro em espécie e aparelhos celulares dos envolvidos, que estavam sendo utilizados na prática criminosa. Esses materiais, após autorização judicial, serão encaminhados à perícia para análise de dados, com o objetivo de identificar outros possíveis autores e cúmplices envolvidos no esquema.

 Fraude

A investigação, que contou com o apoio da Centralizadora de Segurança e Fraude da Caixa Econômica Federal, revelou que os criminosos realizavam saques de saldos residuais de contas da CEF. Esse esquema era viabilizado pela colaboração de um funcionário da instituição, que alterava os cadastros das pessoas de forma indevida, permitindo a realização dos saques ilegais.

De acordo com as apurações, mais de 130 cadastros foram alterados de maneira fraudulenta. Somente no mês de junho de 2024, os saques ilegais totalizaram R$ 74.410. A ação criminosa não apenas prejudicou a instituição financeira, mas também os correntistas cujas contas foram alvo das fraudes.

Os suspeitos detidos poderão responder por diversos crimes, incluindo estelionato majorado, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, um delito também conhecido como peculato digital. A Polícia Federal continua a investigação para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na ação delitiva.

Mídia Rondônia

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Acusados de matar policial morrem em troca de tiro em RO

Dois homens procurados pela Justiça morreram na manhã desta...

Vereadora é obrigada a se retratar por pedir demissão de petistas

A vereadora e pastora Patrícia Queiroz (PP), de Belém...

De virada: imprensa internacional diz que “Lula faz história”

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Trump segue o líder, faz o “L” e declara:”Gosto do Lula”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende...

Bullying político chega às escolas:“Votou 13 porque é pobre”

A polarização da eleição presidencial ultrapassou as urnas e...

Vilhena: ação de Ezequiel supera 5 mil exames de ressonância

O investimento do deputado estadual Ezequiel Neiva (PL) na...

Ezequiel anuncia orçamento histórico de RO para 2027

O orçamento do Governo de Rondônia para 2027 está...

Sexta-feira terá chuva e trovoadas em Rondônia

Rondônia deve registrar uma sexta-feira (30) de tempo instável,...