23.4 C
Porto Velho
20 julho 2026

Missionária usava projeto do “inimigo” para favorecer facção

A missionária Rhavenna Barcelos de Almeida foi presa preventivamente na última quinta-feira, 16 de Julho de 2026, por suspeita de prestar apoio operacional e de comunicação a uma facção criminosa em Mato Grosso.

De acordo com a investigação, Rhavenna utilizava um projeto religioso voltado ao atendimento de detentos para se aproximar de integrantes da organização, manter contato com presos e foragidos e facilitar a troca de informações.

Os pais dela, os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Carlos de Barcelos Almeida, também são investigados e foram alvo de mandados de busca e apreensão.

A defesa de Rhavenna informou que não vai se manifestar nesse momento. O g1 tenta localizar a defesa de Nivaldo e Orminda.

A prisão ocorreu durante a Operação Fariseus. Além da detenção de Rhavenna, a justiça autorizou buscas, quebra dos sigilos telefônico, bancário e telemático dos investigados e determinou a suspensão temporária do acesso deles a unidades prisionais por meio de projetos religiosos.

Direitopenal

Segundo a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção de menor, tortura e lavagem de dinheiro.

Fotos, viagens e movimentações financeiras

Nas redes sociais, Rhavenna se apresenta como designer de sobrancelhas e integrante do projeto religioso Resgatando Vidas, que realiza assistência a presos da Penitenciária Central do Estado (PCE).

No entanto, durante a investigação, a Polícia Civil reuniu fotografias, vídeos, conversas e registros financeiros que, segundo os investigadores, indicam que a atuação do grupo ultrapassava a assistência religiosa.

Entre as provas estão imagens em que Rhavenna aparece segurando armas de fogo e ao lado de lideranças da facção criminosa. Os pais dela também aparecem em registros fotográficos com integrantes da organização.

Conforme o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal utilizava o prestígio obtido como líderes religiosos para favorecer os interesses da facção.

As investigações apontam ainda que mulheres ligadas ao projeto religioso viajavam com frequência ao Rio de Janeiro, onde visitavam comunidades controladas pela organização criminosa e mantinham relacionamentos pessoais e íntimos com integrantes do grupo. Parte dessas viagens, segundo a polícia, era financiada pelos próprios criminosos.

Também foi revelado que o projeto religioso era utilizado para permitir o acesso a unidades prisionais, facilitar a comunicação entre detentos e pessoas em liberdade, transmitir recados e aproximar integrantes da facção de familiares e lideranças.

Além disso, os investigadores identificaram ligações telefônicas, videochamadas e movimentações financeiras consideradas suspeitas.

Criminalidadee justiça

De acordo com a polícia, familiares recebiam valores atribuídos à organização criminosa por meio de contas de terceiros, em uma suposta estratégia para ocultar a origem dos recursos.

Para a Polícia Civil, Rhavenna contava com o apoio dos pais para utilizar a estrutura familiar e o projeto religioso como forma de oferecer suporte à facção, favorecendo a comunicação e a atuação de integrantes presos e foragidos.

As investigações continuam com a análise do material apreendido e a individualização da participação de cada suspeito para a conclusão do inquérito policial.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Irregularidades barram licitação milionária do Detran

Vários indícios de irregularidades na estrutura da contratação e...

PT e PSOL devem caminhar com Confúcio ao Senado

Os partidos do campo progressista em Rondônia intensificaram, nos...

Adolescente é morto em ação da PM contra roubos em RO

Na manhã de sábado, denúncias informaram que três suspeitos...

Mulheres são presas com 100 kg de maconha em RO

A Polícia Militar apreendeu cerca de 101 kg de...

Motorista de app é preso após estupro de passageira em RO

Um motorista de aplicativo, de 27 anos, foi preso...

Segunda-feira de calor e pancadas de chuva em RO

Mídia Rondônia - A semana começa com tempo quente...

Mais de 240 kg de drogas são apreendido em RO

Uma operação conjunta das Polícias Militar e Rodoviária Federal...

Mega-Sena sorteia R$ 35 milhões neste domingo

As seis dezenas do concurso 3.033 da Mega-Sena serão...