30 C
Porto Velho
27 fevereiro 2026

Bolsonaro chama Lula de ladrão, mas nega ter ido a Londres para fazer política

(FOLHAPRESS) – Em Londres para o funeral da rainha Elizabeth 2ª, realizado nesta segunda (19) com a presença de líderes mundiais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a chamar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário nas eleições de outubro, de ladrão. Irritou-se, porém, ao ser questionado se foi ao Reino Unido fazer política.

Bolsonaro foi criticado por adversários e pela imprensa britânica após realizar no domingo (18) um ato em tom eleitoral com apoiadores em frente à casa do embaixador brasileiro no Reino Unido, Fred Arruda, ocasião em que também chamou o petista de ladrão.

“Vocês acham que eu vim para cá fazer política? Não vou responder. Faz uma pergunta decente. Se eu não viesse, estaria sendo criticado”, declarou o presidente quando saia em direção à cerimônia de funeral.

Ele voltou a conversar com dezenas de apoiadores que o aguardavam. “Vocês têm alguma dúvida de que o Brasil é a terra prometida? Por que insistir em colocar um ladrão de volta na Presidência?”, perguntou, em referência à candidatura de Lula.

Bolsonaro também citou a reportagem do portal UOL que revelou que ele e sua família compraram 51 imóveis com dinheiro vivo nas últimas décadas. “A questão dos imóveis, canalhice! Pegaram parentes meus que têm vida própria. Covardia, covardia. Três anos e meio sem corrupção no meu governo”, declarou.

A campanha de Lula recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que Bolsonaro seja impedido de explorar eleitoralmente as imagens produzidas durante a viagem oficial a Londres, reivindicando que seja aplicada multa de R$ 25 mil ao presidente.

Além da primeira-dama, Michelle, ele viajou acompanhado do pastor evangélico Silas Malafaia, a quem tem chamado de importante conselheiro durante a campanha, do padre Paulo Antônio de Araújo e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O filho do presidente tem disseminado nas redes sociais imagens com apoiadores na tentativa de dizer que as cenas são exemplo da força do presidente. Nesta segunda, publicou uma imagem com pessoas vestindo as cores da bandeira do Brasil perto da casa do embaixador.

“Uma multidão esperando o presidente Bolsonaro vir à terra da rainha e aquela marivilhosa imprensa me fazendo perguntas para desvirtuar do momento”, escreveu.

Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência e coordenador da campanha bolsonarista, também esteve com o presidente no discurso feito na varanda do embaixador e em outros encontros com apoiadores.

O presidente participou da cerimônia em homenagem à rainha, na Abadia de Westminster. Ainda nesta segunda, tem na agenda um almoço com a chancelaria britânica e, depois, retorna para a residência do embaixador brasileiro.

Do Reino Unido, o presidente parte para Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da ONU e faz o discurso de abertura, em uma viagem com risco político calculado.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Motorista é preso com 261 kg de skunk em RO

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (26), um homem...

Sérgio Moro provou ser semianalfabeto

O ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR) foi...

Mulher é arrastada por carro após cobrança de programa

Um homem de 46 anos foi preso nesta quinta-feira...

Nova pandemia: criança de 8 anos é infectada em RO

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho atualizou,...

Detentos espancam pai acusado de matar a filha em RO

O homem suspeito de envolvimento na morte da própria...

Menina cega usa óculos com IA, lê 11 livros e descreve objetos

Uma menina cega de 12 anos, moradora de Brasília,...

Mega-Sena acumula em R$ 145 milhões

O sorteio do concurso 2.977 da Mega-Sena foi realizado na noite...

Marquito sofre acidente e está em coma

O humorista Marquito, conhecido por integrar o elenco do...