29 C
Porto Velho
2 fevereiro 2026

Megaoperação mira tráfico de drogas em Rondônia; Vilhena é alvo

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, nesta quarta-feira (19), a Operação Archote, cumprindo 78 medidas cautelares, entre elas 9 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão, contra uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas com atuação em Rondônia e no Mato Grosso do Sul.

A operação é conduzida pela DRACO 2, com apoio do Ministério Público de Rondônia e de diversas unidades policiais. Os mandados estão sendo cumpridos em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, São Felipe do Oeste, além das cidades sul-mato-grossenses de Campo Grande e Ponta Porã.

As investigações apontam que a quadrilha utilizava um complexo esquema para ocultar a movimentação financeira do tráfico, fazendo uso de:

  • Transações em criptomoedas;

  • Empresas de fachada;

  • “Laranjas” para movimentar valores;

  • Bloqueio e sequestro de bens que somam aproximadamente R$ 15 milhões.

A estrutura incluía ainda um químico especializado, responsável por analisar a pureza das drogas, além de uma logística própria para o transporte de entorpecentes entre os estados. Entre os investigados estão empresários, o filho de um vereador e uma estudante de Medicina.

Significado da operação

O nome Archote refere-se ao instrumento usado para iluminar ambientes escuros, simbolizando o trabalho de investigação que busca expor e desmantelar estruturas ocultas do crime organizado.

Ação integrada

A Operação Archote integra as redes Recupera e Renorcrim/MJ, que promovem ações coordenadas de combate a organizações criminosas em todo o país, buscando desarticular financeiramente os grupos e reduzir sua capacidade operacional.

A Polícia Civil segue com diligências ao longo do dia, e novos desdobramentos da operação poderão ser divulgados conforme o avanço das investigações.

Operação contra organização criminosa em Rondônia e Mato Grosso do Sul alcança empresários, filho de vereador e químico

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Identificadas vítimas de grave acidente na BR-364 em RO

Foram identificadas as quatro vítimas fatais do grave acidente...

Verbas públicas e imprensa chapa-branca na mira do MP em RO

Denúncias protocoladas no Ministério Público de Rondônia (MP-RO) apontam...

Semana começa com fortes chuvas em Rondônia

A segunda-feira (2) será marcada por instabilidade em grande...

Sem Rocha, irmãos Gonçalves reorganizam União Brasil em RO

A filiação do governador Marcos Rocha ao PSD marca...

Corinthians bate Flamengo e conquista a Supercopa

Corinthians e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil neste...

Nova 364: colisão mata 4 pessoas neste domingo em RO

Quatro pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Pedófilo elogiou Bolsonaro em email: “the real deal”

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e...

Áudios inéditos sobre crianças revela falas de Michael Jackson

Gravações de áudio até então inéditas revelam reflexões de...