31 C
Porto Velho
28 agosto 2026

Carnaval pode ter disseminado novo vírus em RO

O período de carnaval pode ter contribuído para a disseminação recente do vírus Mpox em Porto Velho, segundo avaliação de especialistas em saúde pública. A capital de Rondônia já registra quatro casos confirmados da doença, todos em homens com idades entre 20 e 40 anos, sem histórico recente de viagens.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo de Rondônia durante coletiva nesta sexta-feira (20), com participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), foram feitas seis notificações suspeitas até o momento. Após investigação laboratorial, quatro casos foram confirmados e dois descartados.

Entre as ocorrências descartadas está um caso suspeito registrado no Hospital Infantil Cosme e Damião. Após exames, foi constatado que o paciente não tinha Mpox, mas sim varicela (catapora).

Possível relação com o carnaval

Especialistas apontam que grandes aglomerações e contato físico intenso, comuns durante o carnaval, podem facilitar a transmissão do vírus, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas.

Orientações de saúde

As autoridades reforçam que pessoas com sintomas suspeitos — como febre, lesões na pele, dores no corpo e inchaço dos gânglios — devem procurar atendimento imediatamente.

O primeiro atendimento deve ser realizado, preferencialmente, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes também devem seguir rigorosamente as orientações das equipes de saúde para evitar a propagação da doença.

A vigilância epidemiológica segue monitorando novos casos e reforçando medidas de prevenção na capital.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Motorista morre após acidente em RO

O trânsito continua fazendo vítimas nas rodovias federais, estaduais...

Polícia mira familiares usados como “laranjas” em RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia cumpriu, na...

Polícia desarticula fraude em benefícios sociais em RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

Conselheiro alerta para controle sobre Hospital de Vilhena

O conselheiro estadual de Saúde Raimundo Nonato Soares afirmou...

Acir fortalece campanha ao Senado em RO

A Justiça Eleitoral reconsiderou parcialmente uma decisão anterior e...

É hoje: horário eleitoral mira eleitores indecisos em RO

O início do Horário Eleitoral Gratuito, nesta sexta-feira (28),...

Acir fortalece campanha com bandeiras em Ji-Paraná

A Justiça Eleitoral reconsiderou parcialmente uma decisão anterior e...

Mãe é flagrada descartando recém-nascida em lixeira

A Polícia Civil identificou uma mulher de 25 anos...