No Cone Sul, a cidade de Cerejeiras foi contemplada pelas ações executadas por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), em parceria com o projeto Força e Ação de uma concessionária de motos.
Atividades foram de pintura na pele, pintura em desenhos, jogos de argola e de sinalização, presença da tia Vavá e seu boneco Didico, palhaço “Cadeirinha” e os mascotes “Vidinha” e “Ligadinho” fizeram parte das ações educativas de trânsito, que sensibilizaram crianças e adultos. Também foram realizadas nos municípios de Cacoal, Ji-Paraná, Buritis e Porto Velho, entre os dias 12 e 17 de março.
Para o diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, o Detran-RO enfatiza a promoção contínua de ações educativas e de conscientização, com o objetivo de reduzir sinistros e construir um trânsito mais seguro para o cidadão rondoniense. “A equipe do Detran-RO sempre está presente em eventos que proporcionam interação, educação e diversão”, pontuou.
As ações educativas de trânsito, desenvolvidas pela EPT, contemplam as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e propõe a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028.