26 C
Porto Velho
7 outubro 2026

Candidata critica Bolsa Família e Gás do Povo, mas recebe benefícios

A candidata a deputada federal por São Paulo Sophia Barclay (PL), influenciadora bolsonarista conhecida nas redes sociais como “Trans de Direita”, aparece como beneficiária de programas de assistência social do governo federal que ela própria costuma criticar publicamente.

Dados do Portal da Transparência indicam que Barclay recebe recursos do Bolsa Família desde 2018 e também foi contemplada neste ano pelo benefício do programa Gás do Povo.

Segundo os registros públicos, Sophia Barclay ingressou no Bolsa Família em maio de 2018, quando tinha 18 anos e residia no Rio de Janeiro. O benefício está vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico), base de dados utilizada pelo governo federal para identificar famílias de baixa renda aptas a participar de programas sociais.

Os dados mostram que, com exceção de 2024, a candidata recebeu pagamentos ao longo dos últimos oito anos. Em 2025, ela registrou o maior valor anual do período, com R$ 6 mil pagos pelo Novo Bolsa Família.

Já no programa Gás do Povo, criado para auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha, há registro de benefício em nome de Barclay desde março deste ano. O cadastro possui validade entre julho e outubro de 2026. Somados, os pagamentos recebidos pela candidata por meio dos programas sociais ultrapassam R$ 23 mil.

A candidata Sophia Barclay aparece como beneficiária do Gás do Povo — Foto: Consulta Gás do Povo
A candidata Sophia Barclay aparece como beneficiária do Gás do Povo. (Foto: Reprodução)

Ataques aos programas sociais

Apesar de ser beneficiária das iniciativas, Sophia Barclay passou a publicar críticas ao Bolsa Família e ao Gás do Povo principalmente a partir de 2025, período em que intensificou sua atuação política alinhada ao campo bolsonarista.

Em uma publicação feita na rede social X, em setembro de 2025, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, a candidata atacou pessoas que apoiavam a decisão judicial e associou esse grupo aos beneficiários do Bolsa Família. Na postagem, Barclay afirmou que parte dessas pessoas “merece viver apenas de Bolsa Família” e chamou os beneficiários do programa de “bando de porco”.

A publicação de Sophia Barclay sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro onde cita o Bolsa Família — Foto: Reprodução/X

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Exoneração em massa atinge mais de 700 servidores em RO

a administração da Câmara Municipal de Porto Velho promoveu...

Estudantes de todo o Brasil protestam contra Flávio Bolsonaro

Estudantes universitários e secundaristas de vários estados estão organizando...

PM acusado de matar mulher tem vestígios de chumbo nas mãos

Laudos da investigação sobre a morte da técnica de...

Governo de Rondônia entra na ‘lista suja’ da escravidão

O Estado de Rondônia e a empreiteira Terra Forte,...

Governador eleito Marcos Rogério visita Tribunal de Contas

A poucos meses do início de um novo ciclo...

Morre a professora Victória Bacon, aos 45 anos, em Porto Velho

A professora Victória Ângelo Bacon morreu às 9h41min desta...

Deiró agradece apoio e reafirma esperança por RO

Mídia Rondônia - Após o encerramento das eleições, o...

Rondônia é alvo de operação de combate ao tráfico

Sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª...