29 C
Porto Velho
10 abril 2026

Nível do rio Madeira está abaixo da seca histórica de 2022

Equipes da Defesa Civil Municipal de Porto Velho estão se dividindo no monitoramento das comunidades ribeirinhas para acompanhamento dos impactos que podem ser ocasionados pelo baixo nível do rio Madeira. Na última quinta-feira (21), o nível chegou a 1,43 metro, cota abaixo da seca histórica de 2022, que foi de 1.44 metro. Com isso, a Defesa se deslocou para Mutuns, no médio Madeira, para um acompanhamento mais próximo da população, levantando eventuais necessidades como a impossibilidade de abastecimento de água através dos poços, que acabam secando, e há formação dos bancos de areia.

Conforme explica o gerente de Operações, Anderson Luiz, atualmente o município está em estado de alerta. Caso baixe para 1,22 metro, a situação passa para estado de emergência. Nesta sexta-feira (22) acontece uma reunião na Sala de Crise com todos os órgãos que trabalham no monitoramento, a exemplo da Defesa Civil Nacional, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sensipam), para avaliar as condições. “Já temos várias ocorrências da comunidade do médio Madeira a respeito de embarcações que encalharam nos bancos de areia. Amanhã nós iremos ter mais notícias sobre as possibilidades de chuvas na cabeceira ou se a seca vai se prolongar”, detalhou.

Com 1,44 metro, rio Madeira atinge menor cota da série histórica em Porto Velho | Rondônia | G1

A Defesa Civil reforça o alerta de proibição de navegação noturna nesta época do ano, com a finalidade de evitar acidentes com as embarcações. Pescadores e banhistas também devem estar em alerta com barrancos, que podem desabar e causar acidentes graves. Com relação aos que gostam de tomar banho no rio Madeira nesta época de estiagem, há o perigo de afogamento e ataques de predadores.

Período de seca afeta nível dos rios Madeira e Paraguai

Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil é 199, das 8h às 18h. Plantão 24 horas: (69) 98473 2112.

Com informações da Prefeitura de PVH

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Empresário que matou gari tem habeas corpus negado

A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Resultado do concurso da Seduc é divulgado em RO

O resultado preliminar da prova objetiva para o cargo...

Sexta-feira nublada e com chuvas em RO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Polícia divulga lista de foragidos em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, após investigações conduzidas pela...

Chuva forte atinge Vilhena e previsão indica mais instabilidade 

Uma forte chuva caiu na tarde desta quinta-feira (9)...

RO cria protocolo para proteger mulheres em locais públicos

O governo de Rondônia publicou nesta terça-feira (7), no...

PF deflagra operação contra o tráfico de drogas em RO

 Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8/4), a Operação Sepulcro,...

OAB Rondônia amplia ações com Caravana do Cuidado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia,...