Você tem boletos que vencem nesta semana? Contas a pagar: Então é bom se ligar nos horários de funcionamento dos bancos, mais restritos nesta semana devido ao Natal – e na próxima, por conta do Ano-Novo. Na sexta-feira (19/12) – o último “dia útil” de 2025 para muitos brasileiros –, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou como as instituições financeiras funcionarão nos últimos dias de 2026.
Confira:
- Não haverá expediente bancário nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (feriado da Fraternidade Universal). Nessas datas, as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público.
- De acordo com a Febraban, as compensações bancárias não poderão ser efetivadas nesses dois dias, incluindo as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs).
- Apenas o Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), que funciona 24 horas todos os dias, poderá ser feito normalmente.
- No dia 24 dezembro (véspera de Natal), os bancos terão horário reduzido de atendimento, das 9h às 11h (pelo horário de Brasília) – ou das 8h às 10h nos estados com diferença de uma ou duas horas em relação à capital federal.
- Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro o funcionamento dos bancos será normal para atendimento presencial ao público nas localidades nas quais não há feriado municipal.
- O último dia do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro.
- No dia 31 (Réveillon), não haverá expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.
Água, energia e telefone
Segundo a Febraban, as chamadas “contas de consumo” (como água, energia e telefone) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte

Metropoles





