Mídia Rondônia – A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) foi alvo de ataques verbais nesta terça-feira, 22, durante sessão na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), por parte do também deputado Delegado Camargo. Os ataques foram considerados desrespeitosos, ideológicos e de cunho pessoal, o que gerou indignação entre parlamentares, lideranças políticas e entidades representativas.
Em resposta, a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) emitiu uma nota oficial manifestando total solidariedade à deputada Cláudia de Jesus, reafirmando seu compromisso com o respeito, a democracia e a política baseada no diálogo.
Na nota, a federação afirma: “Lamentamos profundamente que, em pleno parlamento, um espaço que deveria ser de diálogo democrático e respeito às diferenças, ainda exista quem recorra a ironias, ataques ideológicos e tentativas de desqualificação pessoal como método de atuação política.”
O texto também destaca que o discurso agressivo e preconceituoso proferido por Delegado Camargo não atinge apenas a parlamentar, mas toda a base de apoio ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva:“O discurso agressivo e preconceituoso do deputado contra o Partido dos Trabalhadores e contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atinge não apenas a deputada Cláudia, mas milhões de brasileiros que se identificam com a história e as conquistas do campo progressista no país.”
Cláudia de Jesus é uma das vozes atuantes na defesa de políticas públicas para as populações mais vulneráveis, e tem se destacado na ALE-RO por sua postura firme em pautas sociais, ambientais e em defesa dos direitos das mulheres. A parlamentar ainda não se pronunciou oficialmente sobre o episódio, mas aliados políticos classificaram os ataques como “lamentáveis e incompatíveis com o papel institucional que se espera de um deputado estadual”.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, onde internautas também expressaram apoio à deputada e pediram mais respeito dentro do parlamento rondoniense.
Confira a Nota da Federação
A FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA (PT/PC do B/PV) em RONDÔNIA, manifesta total solidariedade à deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) diante dos ataques desrespeitosos proferidos pelo deputado Delegado Camargo, nesta terça-feira (22), durante sessão na Assembleia Legislativa.
Lamentamos profundamente que, em pleno parlamento, um espaço que deveria ser de diálogo democrático e respeito às diferenças, ainda exista quem recorra a ironias, ataques ideológicos e tentativas de desqualificação pessoal como método de atuação política. O discurso agressivo e preconceituoso do deputado contra o Partido dos Trabalhadores e contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atinge não apenas a deputada Cláudia, mas milhões de brasileiros que se identificam com a história e as conquistas do campo progressista no país.
A postura firme e combativa da deputada Cláudia de Jesus, ao rebater com coragem e dignidade os insultos recebidos, reafirma o compromisso de nossos partidos com o respeito às instituições, à pluralidade de ideias e, sobretudo, com a defesa intransigente da democracia. Sua fala reforça o papel indispensável das mulheres na política, especialmente em um ambiente ainda marcado por práticas machistas e discriminatórias.
A FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA reitera que o mandato da deputada Cláudia é expressão legítima da vontade popular, construída com luta, coerência e integridade. E declara que ataques como o ocorrido não nos intimidam — ao contrário, fortalecem ainda mais nossa união na luta por um país mais justo, igualitário e democrático.
Seguiremos juntos, com resistência, respeito e compromisso com a verdade.
Porto Velho, 23 de abril de 2025.
AIRES MOTA DE ALMEIDA
Presidente da FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA/RO






