24 C
Porto Velho
1 fevereiro 2026

Projeto de Vilhena é referência em serviços de saúde em Rondônia

O mais novo projeto da Secretaria de Saúde do Município de Vilhena, em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, promete transformar o acesso a serviços de saúde especializados na região. O “Mais Saúde Rondônia” visa ampliar e qualificar o atendimento em áreas como cirurgias ortopédicas, gerais uroginecológicas e oftalmológicas, além de exames de diagnóstico e laboratoriais. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a CPRE, um exame anteriormente disponível apenas em Porto Velho, que agora será realizado em Vilhena.
Com um investimento total de mais de 68 milhões de reais, o projeto atenderá não só a cidade de Vilhena, mas todo o estado de Rondônia. Serão oferecidas cirurgias ortopédicas de alta complexidade, cirurgias gerais, como hérnias e vesículas, além de procedimentos como histerectomia e vasectomia. Destaca-se que, apesar dos avanços realizados, as cirurgias ortopédicas mais complexas, os pacientes ficavam por vários dias internados aguardando regulação para outros hospitais, começarão a ser realizadas em Vilhena, eliminando a necessidade de deslocamento para cidades como Cacoal e Porto Velho. Ao todo, mais de 300 tipos de procedimentos estarão disponíveis para a população, abrangendo áreas de cirurgias gerais, ortopédicas e uroginecológicas.

Desde o início de 2023, o mandatário do Munícipio de Vilhena, Flori Cordeiro, adotou o modelo moderno de gestão da Saúde, revolucionando a saúde do município. O Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira passou a ter um contrato de gestão com a Santa Casa de Chavantes. “Esta mudança foi o ponto de partida para que projetos como o “Mais Saúde Rondônia” pudessem ser realizados no município.”, comenta o Secretário Wagner Wasczuk Borges.

O Secretário de Saúde, ainda, destacou: “Vilhena nunca havia elaborado um projeto dessa magnitude. Isso é reflexo de uma equipe técnica competente e comprometida que elaborou esse projeto em pouquíssimos dias.” Borges também ressaltou: “A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o avanço da saúde do estado de Rondônia, que avançou mais em um ano do que nos últimos dez.” Ele acrescentou: “A organização do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, por meio do contrato de gestão com a Santa Casa de Chavantes, foi o start para que projetos como estes pudessem ser realizados, transformando a saúde e colocando a referência de saúde cada vez mais próxima do cidadão vilhenense.”Kim Mansur, Secretário Executivo que também atuou na elaboração do projeto, comentou: “Realizamos um estudo aprofundado sobre as necessidades de saúde da população de Vilhena e do estado de Rondônia, identificando os principais gargalos que travavam o acesso. Além disso, analisamos as legislações pertinentes para garantir que todo o processo estivesse de acordo com as normas vigentes. Gostaria de parabenizar o trabalho das secretarias de saúde, tanto municipal quanto estadual, que não mediram esforços para a elaboração e aprovação deste projeto histórico para o estado de Rondônia.”

A lista completa de atendimentos pode ser consultada pela internet e conta, inclusive, com a execução de serviços de cirurgias oftalmológicas, cirurgia de ortopedia, cirurgias gerais, cirurgias em urologia, CPRE e procedimentos com finalidade diagnóstica (veja a lista completa no http://link https://rondonia.ro.gov.br/sesau/institucional/comissao-de-intergestores-bipartite-cib/

 

 

 

Participe do nosso grupo de notícias. :http://Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BnV1QIs7Mcs1KoCkm7r8E0

 

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...

“Pintou um clima”: Bolsonaro é citado em arquivos de pedófilo

Steve Bannon, um dos principais ideólogos e estrategistas da...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...