24.1 C
Porto Velho
20 junho 2026

Fumaça está ligada à grilagem de terras em Rondônia; Vilhena é duramente castigada

Mídia Rondônia – Desde a madrugada desta segunda-feira, 23, a cidade de Vilhena está encoberta por uma densa fumaça, resultado de queimadas na região. A nuvem de poluição tem prejudicado a saúde dos moradores, sobrecarregando o sistema de saúde municipal, com uma alta demanda de atendimentos por problemas respiratórios.

O pesquisador Mauricio Torres, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que investiga os conflitos territoriais na Amazônia, destaca que o uso do fogo está intrinsecamente ligado ao processo de apropriação de terras públicas não destinadas, um fenômeno histórico na região.

Segundo ele, esse ciclo de desmatamento e queimadas, além de prejudicar o meio ambiente, também está relacionado à grilagem de terras. A prática busca a apropriação de terras públicas, como reservas indígenas e unidades de conservação, que ainda não foram destinadas a funções específicas. Torres também aponta que a grilagem é facilitada por anistias sucessivas, como as estabelecidas pelas Leis 11.962/2009 e 13.465/2017, que legalizaram invasões até 2008, incentivando novas ocupações.

Segundo o pesquisador, o desmatamento ocupa um papel central nesse processo de regularização fundiária, já que um auto de infração ambiental por desmatamento pode servir como prova de ocupação antiga. “Um dos melhores documentos para provar o tempo de ocupação é justamente um auto de infração. Se o invasor não foi autuado, ele precisa apresentar imagens de satélite que mostrem o desmatamento feito até 2008”, ressalta.

A fumaça continua a cobrir Vilhena, e com a previsão de mais queimadas nos próximos dias, os órgãos de saúde permanecem em alerta, enquanto moradores seguem buscando atendimento médico devido à má qualidade do ar.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Polícia alerta para compras de veículos online em RO

O número de vítimas de golpes aplicados durante negociações...

Bet é obrigada a ressarcir R$ 180 mil a PM viciado no Tigrinho

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do...

Vilhena registra 201 abordagens da PM em 18 dias

Mídia Rondônia - A Polícia Militar vem intensificando as...

Influenciadores mirins estão na mira do Ministério Público

O MPT (Ministério Público do Trabalho) publicou nota técnica defendendo a...

Brasil encara o Haiti em busca da primeira vitória

A sexta-feira (19/6) promete ser de muita expectativa para...

Brasil lança caneta emagrecedora que custa R$ 295

A Eurofarma anunciou nova redução de preços do Poviztra,...

Jornalista é homenageado pela Fenacom em Rondônia

Mídia Rondônia - O jornalista, professor e acadêmico de...

Sexta-feira de calor e poucas nuvens em Rondônia 

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem enfrentar...