Em reunião com dirigentes do Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof), a secretária de Educação, Ana Pacini, garantiu que o governo vai cumprir a lei do piso do magistério com implantação até o mês de abril do percentual 14,95% na carreira, com efeitos financeiros retroativos a janeiro. Disse que está dependendo apenas da conclusão dos cálculos atuariais pelo Iperon, uma vez que os reajustes se estende aos aposentados que possuem a integralidade no vencimento. Informou que o reajuste, já está garantido na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.
Nas redes sociais, a presidente do Sinprof, Elessandra Reis, disse que a Seduc vai priorizar em 2023, o cumprimento da lei do piso do magistério, o aumento significativo da Gratificação de Docência (professores), o aumento do Auxílio Alimentação para equiparar ao valor pago a outras categorias de servidores estaduais, e o aumento da Gratificação de Diretores, Vice-Diretores.
Aos representantes do Sinprof, a Ana Pacini informou que haverá realização de concurso público, confirmando um processo seletivo específico para a contratação de professores.
Disse que existe a previsão de atualização das progressões ainda no primeiro semestre. Sobre a licença prêmio em pecúnia, o Sinprof voltou a cobrar a continuidade dos pagamentos.
O Sinprof cobrou ainda a implantação da gestão democrática nas escolas, para dar transparência ao processo e coibir supostos assédios e abusos.
Em resposta, a secretária disse que a Seduc está substituindo os diretores de escolas, garantindo que não há mais indicações políticas, e que para escolher os novos gestores estão sendo observados critérios técnicos e legais.