Em meio à paralisação e mobilizações organizadas pelo Sintero em defesa da escola pública e pela valorização dos trabalhadores da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou nesta sexta-feira, 25, um reajuste salarial de 6,27% para os professores da rede estadual. O anúncio foi feito através das redes sociais do próprio governador.
Além do reajuste para os professores, Rocha informou que enviará à Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo o mesmo índice de aumento para técnicos e analistas educacionais, mesmo estes não estando contemplados na Lei do Piso Nacional da Educação. Segundo ele, o reajuste será concedido com recursos próprios da Educação.
O anúncio ocorre na mesma semana em que o Sintero intensificou sua mobilização em todo o estado, cobrando não apenas a recomposição salarial, mas também o aumento do auxílio alimentação, do auxílio transporte e a titularização de servidores.
Apesar do anúncio do governo, o sindicato segue mobilizado, uma vez que outras reivindicações seguem em pauta. Lideranças sindicais reforçam que a luta é por mais investimentos e respeito à educação pública e aos trabalhadores que fazem a escola funcionar.






