32 C
Porto Velho
21 março 2026

Expulso da Policia, ex-diretor da PRF é preso tentando fugir do Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após a Polícia Federal (PF) informar sobre a violação das medidas cautelares impostas ao ex-agente.

Silvinei foi detido nesta sexta (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, quando tentava embarcar para El Salvador. A decisão de Moraes se baseia no rompimento da tornozeleira eletrônica, que perdeu sinal de GPS e comunicação por GPRS no dia 25 de dezembro, além de outros indícios de fuga.

Ex-diretor da PRF é preso em fuga no Paraguai

A PF realizou diligências no endereço de Silvinei em São José (SC) e constatou que ele havia deixado o apartamento na noite de 24 de dezembro, levando consigo um carro alugado, bolsas, objetos pessoais e um cachorro.

A investigação revelou que o ex-diretor da PRF não retornou ao local, e o apartamento foi encontrado trancado. O relatório policial apontou que, até as 19h22 de 24 de dezembro, Silvinei estava no local, preparando a fuga.

Segundo o relatório da PF, o bosonarista deixou seu prédio em um carro alugado com bolsas, itens pessoais e um cachorro. “Pela sequência de imagens, colocou bolsas no porta-malas do carro, colocou mais coisas no banco de trás, carregando potes comedouros e conduzindo um cachorro (…) e saiu”, escreveu a PF.

Para Moraes, os elementos reunidos indicam fuga. O ministro argumentou que o descumprimento das medidas cautelares justifica a conversão em prisão preventiva.

“A fuga do réu, caracterizada pela violação das medidas cautelares impostas sem qualquer justificativa, autoriza a conversão das medidas cautelares em prisão preventiva”, prosseguiu o magistrado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Foto: Adriano Machado/Reuters

Silvinei teve liberdade provisória decretada em agosto de 2024 e tinha que cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, entrega de passaportes e proibição de deixar o país.

O ex-diretor da PRF foi condenado a 24 anos e 6 meses de prisão por sua participação na trama golpista, que visava manter Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições presidenciais de 2022. Além da condenação, Silvinei foi condenado ao pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, perdeu seu cargo público e teve sua inelegibilidade comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Procuradoria Geral da República (PGR) acusou Silvinei Vasques de ter atuado dentro do governo Bolsonaro para dar apoio institucional e operacional ao plano golpista. Segundo o órgão, o ex-diretor da PRF utilizou a estrutura da corporação para favorecer a candidatura de Bolsonaro, concentrando operações policiais no Nordeste para dificultar o deslocamento de eleitores de Lula.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Professor é agredido por aluno em escola de Cabixi

Mídia Rondônia -Um caso de agressão envolvendo um aluno...

Ex-PM de RO condenado por estupro é preso

Um ex-integrante da Polícia Militar de Rondônia, de 51...

Rondônia registra fortes chuvas neste sábado (21)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Polícia segue apurando morte de ex-vereador de São Miguel

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de...

Passageiro de ônibus cai com 20 kg de cocaína em RO

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão...

Flori desiste do governo e vai fortalecer aliados do PL

O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro de Miranda Júnior,...

Adolescente é sequestrada após parente ganhar na Mega-Sena

Uma adolescente de 16 anos foi resgatada em Nova...

Militares caem por negociação de armas com facção em RO

Cinco homens foram presos na noite de quarta-feira (18),...