28 C
Porto Velho
6 abril 2026

Prefeitura estuda a criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas em Vilhena

Em reunião no Gabinete nesta quinta-feira, 26, o prefeito Flori Cordeiro, recebeu a visita de representantes indígenas para ouvir e discutir a criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas no município. Projeto passará por análise junto a Procuradoria Geral do Município, e caso vire proposta de lei, será enviado para aprovação junto a Câmara Municipal de Vereadores.

Participaram do encontro, além do prefeito, os vereadores Samir Ali e Dhonatan Pagani, a presidente da Associação Indígena Xyry-Xyry, Juliana Irachi, a líder indígena da tribo Terena, Arilene Terene, o cacique da tribo Enawenè-Nawê, Daliymase Enawene e o representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas em Vilhena (Funai), Roberto Bonifácio.

O prefeito Flori Cordeiro, apontou a necessidade do debate sobre as políticas públicas voltadas às comunidades indígenas. “Ouvimos e debatemos aqui com a comunidade indígena e representantes da Funai, e surgiu a ideia de criarmos a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, que fará ações articuladas voltadas à educação, saúde, cultura, e projetos sustentáveis direcionados aos povos indígenas. A ideia é ter ao menos dois representantes indígenas de cada tribo compondo a coordenadoria”, enfatizou o prefeito.

“Trouxemos para o prefeito Flori Cordeiro as necessidades que nós das comunidades indígenas precisamos. Estamos na expectativa da criação desta Coordenadoria para termos a devida representatividade tanto daqueles que moram nas aldeias, quanto os que moram na cidade, que muitas vezes foram esquecidos por gestões anteriores. Esse primeiro encontro, fará a tão sonhada aproximação entre a Prefeitura e as comunidades indígenas, que só trará progresso, trazendo um maior fortalecimento cultural e social para o município” disse a líder da tribo Terena, Arilene Terene.

PROJETO – A Prefeitura de Vilhena irá analisar a proposta da criação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas, junto com a equipe técnica da Procuradoria Geral do Município, assim, buscando criar o projeto de lei, para enviar para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Padrasto mata bebê com soco após se irritar com choro

Lukas Pereira do Espírito Santo foi preso após confessar...

Semana Santa registra 57 mortes nas rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 808 acidentes nas...

Assédio após prazo levanta suspeita de fraude eleitoral em RO

Mesmo após o encerramento do prazo legal para filiações...

Golpe com canetas emagrecedoras termina em sequestro

Um jovem brasileiro de 27 anos, natural de Maringá...

Sequestro em RO termina com confronto e dois mortos

Uma ação criminosa violenta registrada na madrugada deste domingo...

Vilhena registra 7º homicídio após homem ser morto a facadas

Um crime violento marcou a noite deste domingo (5)...

Disputa por vagas na Assembleia fica tensa em RO

Encerrado o período da janela partidária, o cenário político...

Segunda-feira de chuvas intensas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...