25 C
Porto Velho
28 dezembro 2024
spot_img

Mesmo com juros altos, vendas de Natal superam expectativas

Mídia Rondônia – Pesquisas realizadas pela Neotrust Confi, Itaú Unibanco e Índice Cielo revelaram que as vendas de Natal em 2024 apresentaram resultados superiores às projeções iniciais do mercado. Os dados, divulgados pelo jornal Valor, mostram um cenário de aquecimento econômico, mesmo em um contexto de juros elevados e pressão cambial.

De acordo com a Neotrust Confi, entre os dias 1º e 25 de dezembro, o comércio eletrônico movimentou R$ 26 bilhões em todo o país, registrando um crescimento nominal de 20,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse avanço foi impulsionado pelo aumento de 22,2% no número de pedidos, que chegou a 82,1 milhões de transações.

Apesar do aumento no volume de compras, o valor médio por transação caiu 1,3%, para cerca de R$ 317, um dado que não considera os impactos da inflação no período.

Efeito da Black Friday 

Bruno Pati, CEO do E-Commerce Brasil, parceiro da Neotrust Confi, destacou que os resultados positivos da Black Friday já sinalizavam uma retomada no consumo durante o fim de ano.

“Apesar do cenário difícil, pelos juros voltando a subir e o câmbio já pressionando, o fim do ano ainda teve o efeito do avanço da economia”, afirmou.

O crescimento das vendas online se soma a outros dados que sugerem uma recuperação econômica no país. O desempenho reforça o papel do comércio eletrônico como um motor essencial para o varejo, especialmente durante períodos de instabilidade econômica.

Perspectivas para 2025
Com os números positivos de 2024, especialistas do setor esperam que o próximo ano seja marcado por uma continuidade no fortalecimento do consumo, desde que fatores como inflação e taxas de juros sejam mais controlados. O foco do mercado agora será acompanhar as tendências de comportamento do consumidor e as estratégias para atender à demanda em um cenário econômico desafiador.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias