24 C
Porto Velho
31 outubro 2026

Prazo para sacar abono salarial termina nesta sexta

Mídia Rondônia – Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, têm até esta sexta-feira, 27 de dezembro, para realizar o saque. Após esse prazo, as parcelas não retiradas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), conforme estabelecido pelas regras do programa.

Embora ainda seja possível recuperar o dinheiro após a data limite, o processo passa a ser realizado exclusivamente pelos canais do Ministério do Trabalho, tornando essencial que os beneficiários aproveitem o prazo final para evitar complicações futuras.

Onde e como sacar?
Atualmente, o benefício está disponível para saque nas agências da Caixa Econômica Federal (para trabalhadores da iniciativa privada) e do Banco do Brasil (para servidores públicos). Os nascidos em novembro e dezembro tiveram a última parcela liberada em agosto.

Para verificar valores, datas e bancos de recebimento, os trabalhadores podem consultar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acessar o portal Gov.br.

Quem tem direito?
O abono salarial, que pode chegar ao valor de um salário-mínimo, é concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atenderem aos seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários-mínimos por mês em média;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter os dados devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Dados atualizados
Segundo o Ministério do Trabalho, até o dia 18 de dezembro, cerca de 239 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o benefício, totalizando um montante de R$ 218,9 milhões disponíveis.

Ao todo, em 2024, aproximadamente 24,8 milhões de pessoas foram contempladas com o abono salarial, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões de servidores públicos.

O Ministério do Trabalho reforça a importância de respeitar o prazo para garantir o recebimento imediato e orienta os trabalhadores a utilizarem os canais de consulta e atendimento disponíveis para esclarecer dúvidas.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Empresas são notificadas por discriminação contra petistas

O Ministério da Justiça notificou ao menos quatro empresas...

Dois homens são executados a tiros em Vilhena

Dois homens foram encontrados mortos a tiros dentro de...

PF mira venda de artigos científicos em RO

A suspeita de venda de artigos científicos e certificados...

Acusados de matar policial morrem em troca de tiro em RO

Dois homens procurados pela Justiça morreram na manhã desta...

Vereadora é obrigada a se retratar por pedir demissão de petistas

A vereadora e pastora Patrícia Queiroz (PP), de Belém...

De virada: imprensa internacional diz que “Lula faz história”

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Trump segue o líder, faz o “L” e declara:”Gosto do Lula”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pretende...

Bullying político chega às escolas:“Votou 13 porque é pobre”

A polarização da eleição presidencial ultrapassou as urnas e...