Bolsonaro e sua quadrilha de golpistas, que tentaram contra a Democracia do país, agora estão tendo que prestar contas com a justiça e se dizem perseguidos.
Após perder as eleições para o Presidente Lula, em 2022, o ex-deputado foragido Eduardo Bananinha, Nicolas Ferreira, Bia Kicis, Magno Malta e toda banda podre da politica brasileira recorreu a Organização dos Estados Americanos (OEA), na tentativa de pressionar e questionar a legitimidade dos resultados das eleições no Brasil.
Eles queriam que o relatório da OEA denunciasse supostas violações de direitos humanos e censura pelo STF, mas o documento final não incorporou essas narrativas.
Em vez disso, o relatório reconheceu a tentativa de golpe de Estado e elogiou a robustez das instituições democráticas brasileiras .
Ontem, 26 de dezembro de 2025, saiu o resultado deste relatório, onde a Organização dos Estados Americanos (OEA) reconhece que houve uma tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições presidenciais de 2022.

PRINCIPAIS PONTOS DO RELATÓRIO:
A OEA/CIDH destaca que a defesa da democracia no Brasil é fundamental e que o país possui “instituições democráticas fortes e eficazes”.
O documento contraria as narrativas de fraude eleitoral e perseguição política disseminadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que buscavam a intervenção da OEA.
A Missão de observação eleitoral da OEA que acompanhou o pleito de 2022 já havia atestado a segurança e eficiência das urnas eletrônicas e elogiado o sistema eleitoral brasileiro e seus relatórios preliminares na época
O documento destaca ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) teve um papel fundamental na reação institucional e nas investigações sobre os ataques ao regime democrático.
O relatório também menciona que o Brasil enfrentou “tentativas deliberadas de deslegitimar os resultados eleitorais internacionalmente reconhecidos” e que a defesa da democracia é essencial para o exercício pleno da liberdade de expressão.
Além disso, o documento alerta para o risco de concentração de poder e recomenda que o Estado brasileiro evite sigilo excessivo em investigações ligadas à liberdade de expressão.
É fundamental que os brasileiros que defendem o Brasil, as liberdades e a Democracia continuem vigilantes e denunciem qualquer tentativa de retrocesso e autoritarismo da extrema direita.
A luta pela Democracia é uma luta constante e é de todos nós! 💪🇧🇷 #DemocraciaSim #Liberdade #Justiça
Professor Oto Braz Odorico
Professor de escola pública , advogado e diretor sindical





