29 C
Porto Velho
17 março 2026

Vereadora de Vilhena é condenada por assédio eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) condenou Rosilene Batista da Silva, ex-secretária municipal de Assistência Social de Vilhena, ao pagamento de multa no valor de R$ 15 mil por assédio eleitoral. A decisão foi proferida em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), que apontou o uso da estrutura da prefeitura e de projetos da Secretaria para favorecer a candidatura de Cristiane Del Pino Ortiz, esposa do então prefeito Ronildo Pereira Macedo, ao cargo de deputada estadual nas Eleições 2022.

De acordo com a denúncia, durante uma reunião, Rose da Saúde — como é conhecida a ex-secretária e atual vereadora eleita no ano passado — cobrou maior engajamento dos servidores subordinados a ela na campanha eleitoral de Cristiane, sob a ameaça de exoneração. A ação foi considerada uma prática de assédio eleitoral, uma vez que se utilizou da estrutura pública para promover interesses eleitorais privados.

Contudo, o TRE/RO não acolheu o pedido do MP Eleitoral para responsabilizar o ex-prefeito Ronildo Pereira Macedo e sua esposa, Cristiane Del Pino Ortiz, por falta de provas que demonstrassem conhecimento ou anuência dos dois em relação ao ato ilícito praticado pela ex-secretária.

Recurso ao TSE

Diante da decisão, o MP Eleitoral recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os políticos também sejam responsabilizados. O recurso aponta que tanto Ronildo quanto Cristiane foram diretamente beneficiados pela conduta de Rosilene, e defende que a responsabilização do candidato beneficiado não depende do prévio conhecimento ou autorização da prática ilícita, bastando que os frutos do ato ilegal tenham sido colhidos pelo candidato.

Para o MP Eleitoral, a decisão do TRE/RO contraria a legislação eleitoral e a jurisprudência do TSE, que estabelecem que a prática de conduta vedada por agentes públicos durante o período eleitoral deve ser punida, mesmo que o candidato beneficiado não tenha participado diretamente do ato.

O recurso especial já foi admitido pelo presidente do TRE/RO e encaminhado ao TSE para julgamento. A decisão final ainda será apreciada pela Corte Superior.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Execução de PM pode ter ligação com ciúmes do marido

A soldada Gisele Alves Santana, encontrada morta com um tiro...

Decisão histórica: canabidiol gratuito é garantido em RO

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) declarou constitucional...

Terça-feira de chuvas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta terça-feira (17), indica...

Pai morre após carreta conduzida pelo filho capotar em RO

Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, morreu no último...

Criança é atingida por hélice de barco em balneário de RO

Uma criança de 11 anos ficou gravemente ferida após...

Flávio Bolsonaro e Nikolas surgem em celular de Vorcaro

O cerco em torno das conexões políticas do Banco...

Delegada é presa por suspeita de ligação com o PCC

A Justiça de São Paulo decretou, nesta segunda-feira (16),...

Flávio Bolsonaro é denunciado por vídeo falso

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do...