25 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Promotoria de Justiça de Ji-Paraná realiza atendimentos durante a Rondônia Rural Show

Atendimentos, orientações e atividades educativas seguem até sexta-feira (30/5)

A Promotoria de Justiça de Ji-Paraná está com esquema especial de plantão nesta semana para atender o público durante a XII Rondônia Rural Show, que acontece no município. Membros e servidores do Ministério Público de Rondônia (MPRO) estão no estande da instituição realizando atendimentos, recebendo denúncias, prestando orientações e divulgando as ações do MPRO em diversas áreas.

Segundo a promotora de Justiça Eiko Danieli Araki, o evento tem grande visibilidade e é uma oportunidade para aproximar o MPRO da sociedade. “Essa feira é internacional e estamos aqui com nosso estande para mostrar o trabalho do Ministério Público. Durante a semana, realizamos atendimentos para denúncias, informações e também recebemos muitas escolas. As crianças passam por aqui, conhecem a história do Ministério Público e entendem o papel da instituição na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

A promotora destacou ainda o interesse dos visitantes em conhecer como o Ministério Público atua e como a população pode acessar os serviços da instituição. “Eles têm gostado bastante de saber o que o promotor faz, o que o MP faz por eles e como podem nos procurar pelos canais disponíveis”, explicou.

Presença institucional

O promotor de Justiça Marcos Geovani Artico ressaltou que todos os setores de atuação do MPRO estão representados no evento. “Estamos prestando atendimentos e orientações em áreas como meio ambiente, infância e juventude, educação, violência doméstica, entre outras. É um momento importante para mostrar o que o Ministério Público faz e para que a população tenha esse contato mais próximo com os nossos membros e servidores”, disse.

Para o promotor, a presença do MPRO na Rondônia Rural Show reforça seu papel constitucional. “Somos os defensores da sociedade, e esse contato direto fortalece essa relação. A população conhece melhor nosso trabalho e também pode nos procurar para apresentar demandas”, completou.

Integração

O coordenador do Centro de Apoio Unificado (CAOP-UNI), procurador de Justiça, Marcos Valério Tessila de Melo, responsável pela participação do MPRO na feira, explicou que a Promotoria de Justiça de Ji-Paraná tem sido fundamental para o bom atendimento no estande. “Estamos aqui para receber a população. A Promotoria de Justiça de Ji-Paraná oferece suporte total. Terminando a feira, nosso trabalho continua. O MP está presente nessa região há mais de 40 anos e segue de portas abertas para atender a população”, afirmou.

Educação e cidadania

A participação das escolas tem sido um dos destaques da semana. Crianças e adolescentes têm visitado o estande para conhecer o trabalho do MPRO. A ação tem caráter educativo e busca informar os futuros cidadãos sobre seus direitos e deveres, além do papel do Ministério Público na defesa da sociedade.

Educação e cidadania

A participação das escolas tem sido um dos destaques da semana. Crianças e adolescentes têm visitado o estande para conhecer o trabalho do MPRO. A ação tem caráter educativo e busca informar os futuros cidadãos sobre seus direitos e deveres, além do papel do Ministério Público na defesa da sociedade.

Na manhã desta quarta-feira (28/05), a promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro recebeu os alunos da escola municipal Jamil Vilas Boas. Cheios de curiosidade, eles acompanharam atentos as explicações da integrante do MPRO sobre o que é e como atua o Ministério Público.

Acesso à informação e à justiça

O Ministério Público atua para garantir o direito de todos os cidadãos à informação, à justiça e à proteção de seus direitos fundamentais. Estar presente em eventos como a Rondônia Rural Show fortalece esse compromisso e aproxima a instituição da população, promovendo o diálogo, a transparência e o exercício da cidadania.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Rondoniense viraliza ao cantar em praia do Rio

Cantando de forma espontânea a música When I Was...

Nova 364: acidente deixa duas vítimas fatais em RO

Duas pessoas morreram em um grave acidente na manhã...

Ex-presidiário e dono de site lidera campanha contra o STF

O site de notícias Metrópoles é o veículo da...

Campeão de fisiculturismo morre aos 38 anos

Jason Lowe, fisiculturista que participou duas vezes do Mr...

“Pintou um clima”: Bolsonaro é citado em arquivos de pedófilo

Steve Bannon, um dos principais ideólogos e estrategistas da...

PM mata ex-companheira e outro homem a tiros

Na madrugada deste sábado (31), um policial militar matou...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...