A transformação digital no sistema de fiscalização de trânsito em Rondônia segue avançando com a chegada do Talonário Eletrônico ao Cone Sul do estado. A ferramenta, que já está em operação em outras regiões, tem como objetivo modernizar o trabalho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), trazendo mais agilidade nas abordagens, precisão nas informações coletadas e maior segurança para a população.
Na última semana, agentes de trânsito de Vilhena participaram da capacitação para uso do sistema. A formação foi coordenada pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT) e dividida em etapa teórica e prática. Na teoria, os servidores conheceram a plataforma, suas funcionalidades e operação. Na prática, os agentes foram às ruas em uma ação voltada especialmente à abordagem de motociclistas inabilitados, a operação “Duas rodas, uma só vida”.
INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL
O Talonário Eletrônico permite que todas as autuações sejam feitas em tempo real, reduzindo erros de preenchimento e facilitando a inserção de informações durante as abordagens. Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a implantação da ferramenta representa um salto de eficiência. “O agente, na rua, com o talonário na mão, consegue acessar e inserir dados com maior precisão, o que antes demorava mais tempo e exigia etapas manuais.”






