26 C
Porto Velho
24 agosto 2026

Cláudia de Jesus celebra entrega histórica de títulos em RO

A entrega dos títulos de regularização fundiária para moradores do setor chacareiro do aeroporto, na Gleba Aeroporto, em Ji-Paraná, marcou uma conquista histórica na tarde da última sexta-feira (27). Realizado no Ginásio de Esportes Adão Lamota, o evento reuniu autoridades e famílias beneficiadas por uma política pública aguardada há décadas por quem vive e produz na região.

Durante a cerimônia, foram entregues 584 Títulos de Domínio (TD) a moradores da Gleba Aeroporto, em Ji-Paraná. Outros 128 títulos foram destinados a beneficiários da reforma agrária da região, além de 400 Contratos de Concessão de Uso (CCU) para assentados em Machadinho d’Oeste. As medidas garantem segurança jurídica sobre a terra, ampliam o acesso ao crédito rural e criam condições para o aumento da produção e da renda no campo.

A regularização é resultado de uma longa trajetória de articulação política e institucional. O processo teve início ainda no mandato do então deputado Anselmo de Jesus, com as primeiras tratativas para a legalização das áreas. Após quase 20 anos de luta, o trabalho ganhou novo impulso com a atuação da deputada estadual Cláudia de Jesus, que contribuiu para destravar o processo em parceria com o Governo Federal, por meio do Incra, SPU, SRI e MDA, com apoio do Governo de Rondônia, por meio da Sepat, além da Prefeitura de Ji-Paraná.

“Essa entrega representa muito mais do que um documento. É a garantia de dignidade, segurança e oportunidade para famílias que lutaram durante muitos anos por esse direito. É uma conquista construída com união, compromisso e respeito à história de quem vive da terra”, destacou a deputada estadual Cláudia de Jesus.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Dentista pega 5 anos por transmitir HIV a namoirada em RO

O dentista Jean José Dunga de Oliveira foi condenado...

Professor Ribamar está apto a disputar vaga na Assembleia

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deferiu, nesta...

Fugitivo condenado a 68 anos é recapturado em RO

A Polícia Militar recapturou na manhã desta segunda-feira (24)...

Wiveslando Neiva reafirma compromisso com o Cone Sul

O candidato a deputado estadual Wiveslando Neiva (PL) destacou...

Caminhoneiro admite ter bebido antes de matar ciclista em RO

O caminhoneiro Maicon O. B., 37 anos, preso após...

MP pede fim da intervenção no PSB e volta de Samuel à disputa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Regional...

Emendas indicadas por partidos são anuladas por ministro

(Folhapress) – O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste...

Ciclista é morta por carreta em RO; motorista foge

A ciclista Waldirene Miranda, 58 anos, morreu e outro...