28 C
Porto Velho
3 setembro 2026

Pré-candidatos apresentadores de rádio e TV devem se afastar de seus programas a partir deste domingo

 

As emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir, a partir deste domingo (30), programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato às Eleições Municipais de 2024. A vedação está prevista na Lei das Eleições (Lei 9.504/97) e na Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral. O descumprimento da regra pode gerar aplicação de multa à emissora e o cancelamento do registro da candidatura, caso a pessoa beneficiada seja escolhida em convenção partidária.

Apesar da determinação para que a pré-candidata ou o pré-candidato apresentadores e comentaristas de rádio e TV se afastem dos seus programas, a legislação eleitoral não proíbe que eles participem de outros programas, encontros, entrevistas ou debates em rádio, televisão ou internet, inclusive com a exposição de projetos políticos. Nessa situação, as emissoras devem conferir tratamento isonômico aos participantes.

Durante a chamada pré-campanha — período que vai até 16 de agosto, quando tem início oficialmente a propaganda eleitoral —, a menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais não configuram propaganda antecipada, desde que não haja pedido explícito ou subentendido de votos.

Segundo a legislação eleitoral, também é vedado às emissoras de rádio e TV divulgar em sua programação normal ou noticiário, a partir de 6 de agosto, nome de programa que se refira à pessoa escolhida em convenção para disputar a eleição, ainda que o programa seja preexistente, inclusive se coincidente com o nome da candidata ou candidato ou com o nome escolhido para constar da urna eletrônica, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

Na página Eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é possível consultar outras datas importantes do calendário eleitoral, clicando na aba “Normas”. A versão resumida do calendário também pode ser conferida neste link.

Conteúdo para divulgação nas rádios e na internet

Para divulgar o Calendário Eleitoral 2024, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu gravações e vídeos reforçando as principais datas do pleito municipal. Ouça neste link o spot radiofônico sobre a vedação aos apresentadores pré-candidatos. O aviso pode ser baixado e veiculado na programação das rádios. O conteúdo também está disponível na playlist “Calendário Eleitoral”, na página do TSE no YouTube.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Rainha de rodeio forma trisal com irmã gêmea e agricultor

As irmãs gêmeas Lara e Laila Alves vivem em...

Procedimentos estéticos levam dentista à Justiça

O Ministério Público do Espírito Santo denunciou a cirurgiã-dentista...

Nikolas chama Vorcaro de “lindão” e pede US$ 45 milhões

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pediu ao banqueiro...

Quinta-feira terá calor intenso e chuva isolada em RO

Rondônia deve registrar temperaturas elevadas e muita nebulosidade nesta...

Sintero: Regional Café presta contas e apoia Chapa 01

A Regional Café do Sindicato dos Trabalhadores em Educação...

Polícia aponta “escritório do crime” na morte de dentista

A Polícia Civil de Rondônia informou nesta quarta-feira (2)...

Operação Independência 2026: PRF reforça fiscalização

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (4)...

Anvisa interdita lote de água com coliformes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (2),...