32 C
Porto Velho
3 maio 2026

Sintero anuncia paralisação nesta quinta e denuncia assédio no Cone Sul 

O Sintero – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – anunciou oficialmente a paralisação estadual da categoria, marcada para esta quinta-feira, 31, em todo o estado. No Cone Sul, o movimento será marcado por atividades em Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, onde os trabalhadores serão acolhidos com um café da manhã nas sedes do sindicato, seguido de ações informativas durante todo o dia.

A mobilização faz parte de um esforço da entidade para pressionar o Governo de Rondônia, que, segundo o sindicato, tem adiado sistematicamente as negociações com os profissionais da educação ao longo de 2025. Em vídeo enviado aos trabalhadores do Cone Sul, a presidente do Sintero, Dioneida Castoldi, reforçou o chamado à participação nas assembleias gerais, que ocorrerão ao longo da paralisação e poderão deliberar pelo indicativo de greve.

As dirigentes regionais Lívia Maria e Rosilene Mendes seguem à frente da mobilização no Cone Sul e vêm intensificando visitas às escolas da região. Nas unidades escolares, além de apresentar as pautas da luta por valorização profissional, elas também têm colhido relatos de insatisfação e denúncias de pressão sofrida por servidores.

Segundo o Sintero, há indícios de assédio moral contra profissionais da educação, com tentativas de desmobilizar a participação na paralisação. O sindicato denuncia que gestores estariam coagindo servidores a permanecerem em seus postos de trabalho, sob ameaça de retaliações, o que configura grave violação do direito à livre manifestação.

A presidente do Sintero alertou que as superintendências regionais de ensino do Cone Sul serão formalmente notificadas sobre essas ações de assédio moral. “A educação de Rondônia está cansada de esperar. Nossa luta é legítima e amparada pela Constituição. Não aceitaremos intimidações”, afirmou Dioneida.

A paralisação desta quinta-feira deve reunir trabalhadores da educação de todas as regiões do estado, com mobilizações organizadas pelos núcleos regionais do sindicato.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Preso médico que filmava estupros de adolescentes

Um médico condenado por crimes sexuais contra pacientes foi...

Após morte de enteado de 8 anos, padrasto é executado a tiros

Luan Henrique Silva de Almeida, de 31 anos, conhecido...

Namorado usa foice para decepar mãos da companheira

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em...

Servidores convocam protesto contra projeto em Chupinguaia

Servidores das áreas da educação e da saúde de...

Homem é detido em Rondônia após ameaçar pré-candidato

Na noite de quinta-feira (30 de abril), um homem...

Juiz rondoniense é expulso da magistratura por humilhar colegas

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu demitir...

Peão morre após ser pisoteado por touro em RO

O peão Ranner Luan, de 25 anos, morreu na...

Domingo com chuvas isoladas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte neste...