31 C
Porto Velho
1 outubro 2026

Depois da chuva, governo contrata aviões e helicópteros para combate ao fogo

Com o início do período chuvoso em Rondônia, o governo estadual intensificou suas ações de combate aos incêndios florestais, contratando aeronaves especializadas para auxiliar no controle das queimadas. Foram incorporados à operação dois aviões modelo Air Tractor, cada um com capacidade de transportar 2 mil litros d’água e realizar até quatro combates por hora. Essas aeronaves atuarão em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas regiões mais afetadas pelos focos de incêndio.

A estratégia do governo inclui a definição das áreas prioritárias em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo). As ações estão concentradas nas duas fases das Operações Temporã, que cobrem o Parque Estadual Guajará-Mirim e a Estação Ecológica Soldado da Borracha, locais com elevada incidência de incêndios florestais.

Além das 800 horas de voo contratadas para os Air Tractors, o governo também alugou dois helicópteros adicionais. Eles se somam à aeronave Falcão 02, da Gerência de Aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que já está em operação nas áreas de difícil acesso dentro do Parque Estadual Guajará-Mirim. A utilização de helicópteros é crucial para alcançar regiões mais remotas e de difícil acesso terrestre.

Em outra frente, o governo lançou na última sexta-feira (27) um edital de processo seletivo para a contratação de 126 brigadistas temporários. Esses profissionais irão reforçar as equipes do CBMRO no combate aos incêndios florestais, atuando diretamente nas áreas afetadas e ajudando a conter a destruição ambiental.

Com essas medidas, Rondônia busca enfrentar de forma mais eficiente a temporada de incêndios, que costuma ser intensificada durante a seca, mas ainda representa um risco mesmo com a chegada das chuvas. O reforço aéreo e terrestre visa minimizar os danos ambientais e proteger as áreas de conservação.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Irmão que chorou vira réu pela morte da irmã em RO

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) denunciou à Justiça...

PF investiga fraude em emplacamento de veículos em RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1º/10), a Operação...

Servidor público é encontrado morto dentro de carro em RO

O técnico agrícola da Emater André Ferreira Cortês, 37...

Megaoperação da PF mira Vilhena e Pimenteiras

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1º), a Operação...

Anvisa investiga cegueira ligados às canetas emagrecedoras

(Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)...

Banco Central acaba com teto de R$ 500 no Pix por aproximação

O Banco Central retirou nesta quinta-feira (01) o teto...

Outubro começa com chuva e tempo instável em RO

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o primeiro...

Investigado, professor atropela colega e é preso em RO

Um professor investigado por assédio sexual e moral atropelou...