32.8 C
Porto Velho
13 junho 2026

Eleições 2022: saiba quem pode votar em trânsito neste domingo

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral neste domingo (30), mas solicitaram voto em trânsito dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podem votar normalmente no segundo turno das Eleições 2022. Neste domingo dos mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar, 314.804 fizeram a solicitação, cujo prazo se encerrou em agosto.

Segundo a Justiça Eleitoral, quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, pode votar para todos os cargos em disputa. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

Desde que tenham feito o pedido à Justiça Eleitoral dentro do prazo, encerrado em 18 de agosto, eleitores que têm o título cadastrado em outro país e estiverem no Brasil podem votar, mas também apenas para presidente da República.

Os locais de votação preparados para receber o voto em trânsito podem ser consultados na página do TSE na internet.

No maior colégio eleitoral do Brasil, e estado de São Paulo, pelo menos 45.645 eleitores estão aptos para o voto em trânsito no segundo turno das eleições. “A habilitação para o voto fora do domicílio eleitoral não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação da eleitora ou eleitor com sua seção de origem é restabelecida automaticamente”, destaca o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Ausências

Quem não foi às urnas no primeiro turno pode votar no segundo, e o eleitor que não comparecer à votação neste domingo  pode usar o aplicativo e-Título para justificar a ausência. “Também poderá enviar a justificativa pelo Sistema Justifica ou por meio do envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente”, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos de idade, serão obrigados a votar. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos de idade, mais de 70 anos e analfabetos

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Marcos Rogério é denunciado por propaganda antecipada

O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma representação no Tribunal...

PSOL vai à luta e fortalece pré-candidaturas majoritárias em RO

A Federação PSOL/Rede iniciou uma nova fase de articulação...

PRF encontra ossada humana dentro de mala em ônibus

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma ossada humana...

Sonho do casamento termina em tragédia na BR-364 em RO

Patrick Gonçalves de Oliveira, de 22 anos, morreu em...

Sábado será de calor e muitas nuvens em RO

Mídia Rondônia - Os moradores de Rondônia devem ter...

Volta à Papuda coincide com piora da saúde de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes deve renovar a permanência...

Contratos de namoro disparam com busca por proteção patrimonial

 Impulsionados, segundo especialistas, por divorciados e viúvos que voltam...

PM é encontrado morto após beber vinho com ex-mulher

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte do...