29 C
Porto Velho
21 março 2026

Empresário é denunciado após convocar extermínio de petistas

Oempresário Luiz Paulo Lemos Castelluccio, proprietário da empresa Tonon Telecom, que presta serviços de tecnologia da informação para fazendas do agronegócio em Mato Grosso do Sul, foi denunciado à Polícia Federal após publicar ameaças e incitações à violência política em redes sociais. Entre as declarações, ele convocou simpatizantes da direita no estado a “exterminarem” políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) e desafiou o ex-deputado federal e pré-candidato ao governo estadual Fábio Trad (PT) para um confronto físico, afirmando que “vai dar morte”.

As publicações, feitas ao longo das últimas semanas, foram retiradas do ar no sábado (27), após a denúncia à polícia. Uma das mensagens foi publicada como comentário na página do jornalista campo-grandense Otávio Neto. Nela, Castelluccio afirmou estar “de peito aberto” para um duelo com Fábio Trad. Em outra manifestação, também fez ofensas ao Supremo Tribunal Federal (STF), usando linguagem depreciativa contra a Corte e seus integrantes.

Histórico de conflitos e condenações

De acordo com registros judiciais, o empresário possui histórico de ameaças, ofensas e episódios de violência. Ele já foi condenado em ao menos dois processos trabalhistas por humilhar e ameaçar funcionários. Em uma das ações, a Justiça determinou o pagamento de indenização a um trabalhador que teria sido alvo de xingamentos e ofensas verbais reiteradas.

Na sentença, o juiz Marco Antonio Miranda Mendes destacou que o tratamento humilhante e difamatório configura abuso do poder de direção e fere a dignidade da pessoa humana.

Castelluccio também já se envolveu em uma briga de rua com um policial militar após uma colisão de trânsito. Segundo os autos, ele tentou retirar a arma do coldre do agente, que reagiu para se defender. O empresário chegou a processar o policial, mas perdeu a ação.

Denúncia à Polícia Federal

No último dia 24, o presidente do PT em Mato Grosso do Sul, deputado federal Vander Loubet, protocolou uma notícia-crime contra o empresário na sede da Polícia Federal, em Campo Grande. Além das ameaças, Castelluccio também acusou, sem apresentar provas, o advogado e pré-candidato Fábio Trad de ser “tio de traficante”.

Após a denúncia, Fábio Trad negou as acusações. “Nunca tive sobrinho envolvido com tráfico. Este indivíduo responderá pelos seus atos na Justiça”, declarou. Vander Loubet informou ainda que o partido pretende adotar outras medidas judiciais, tanto na esfera criminal quanto na cível.

Ação movida pela própria mãe

O empresário também é alvo de um processo judicial movido por sua mãe, Cleusa Lemos Castelluccio, de mais de 80 anos. A ação, ajuizada em 2023 na comarca de Fernandópolis (SP), cobra uma dívida de 2018 que, segundo ela, não foi quitada. Viúva, Cleusa solicitou isenção das custas judiciais, alegando dificuldades financeiras. Até a publicação desta reportagem, o débito seguia em aberto.

Revista Fórum

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Professor é agredido por aluno em escola de Cabixi

Mídia Rondônia -Um caso de agressão envolvendo um aluno...

Ex-PM de RO condenado por estupro é preso

Um ex-integrante da Polícia Militar de Rondônia, de 51...

Rondônia registra fortes chuvas neste sábado (21)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de...

Polícia segue apurando morte de ex-vereador de São Miguel

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de...

Passageiro de ônibus cai com 20 kg de cocaína em RO

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão...

Flori desiste do governo e vai fortalecer aliados do PL

O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro de Miranda Júnior,...

Adolescente é sequestrada após parente ganhar na Mega-Sena

Uma adolescente de 16 anos foi resgatada em Nova...

Militares caem por negociação de armas com facção em RO

Cinco homens foram presos na noite de quarta-feira (18),...