A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, realizou operação na manhã desta quarta-feira (31) em Buritis, região do Vale do Jamari, na residência de um homem investigado como autor de fake news dirigida ao deputado estadual Ismael Crispin (MDB) e outros parlamentares da Assembleia Legislativa.
Foi cumprido mandado de busca e apreensão expedido pelo juízo da comarca de São Miguel, pela equipe coordenada pelo delegado Lucas Favarin. O alvo é um radialista desempregado, de 51 anos. A casa foi motivo de buscas.
O delegado Lucas Favarin informou que o radialista foi o único alvo na cidade, e que ele admitiu parte do crime cometido contra a honra dos parlamentares. “A gente conseguiu identificar o rapaz que criou o vídeo e os áudios, já cumprimos buscas na residência dele, apreendemos o celular dele para análise telemática. Ele já confessou os fatos, o inquérito segue agora para apreciação do Ministério Público e o judiciário”, anunciou.
Ainda de acordo com o delegado Lucas Favarin, na apreensão há também vídeos e áudios do acusado confessando a autoria
A operação é fruto de investigação iniciada em setembro de 2022, em pleno período de campanha eleitoral, quando o deputado Ismael Crispin e demais parlamentares foram prejudicados com a fake News. À época, circulou em São Miguel do Guaporé e região do Vale do Guaporé um vídeo nas redes sociais e aplicativos de mensagens em que aparece uma foto com o nome do parlamentar ao fundo, um áudio de um desconhecido, que se fez passar por um dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia. O prejuízo político foi imensurável.
De acordo com delegado Regional em São Miguel do Guaporé Hazael Francisco dos Santos, o autor do crime que produziu a fake news colocou a voz imitando o parlamentar e falou várias ofensas ao deputado rondoniense e outros parlamentares. “Inicialmente, identificamos o autor dessa fake news em São Miguel do Guaporé”, disse.
Fake news requentada
No dia 27 de maio desde ano, no período das composições partidárias visando às eleições de 2024, o vídeo voltou a circular em São Miguel do Guaporé e outras regiões, e o deputado Ismael Crispin esteve na Delegacia Especializada em Repressão às fraudes, em Porto Velho, com o Diretor-Geral da Polícia Civil de Rondônia Samir Fouad Abboud, o delegado de Polícia do Interior, Paulo Kakiois e o delegado Swami Otto, para denunciar que estavam novamente disseminando a fake news que veiculava sua imagem com o áudio de um terceiro.
A publicação tinha o claro objetivo de denegrir e prejudicar a imagem do parlamentar e de seus apoiadores. A operação da Polícia Civil foi exitosa, foram apreendidos equipamentos utilizados na confecção da fake News e o autor foi identificado.
com informações do Correio Central