26 C
Porto Velho
16 setembro 2026

Primeira promotora trans do Brasil toma posse

Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) empossou nesta sexta-feira (31) a advogada e professora Fabi Diniz de Queiroz Pilate como promotora de Justiça substituta, em um marco inédito para o sistema de Justiça brasileiro. Ela passa a ser a primeira mulher trans a ocupar o cargo de promotora de Justiça no país.

A cerimônia, realizada em Manaus, também oficializou a entrada de outros cinco promotores aprovados em concurso público. O evento foi conduzido pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, e reuniu autoridades, membros do Ministério Público, familiares e convidados.

Natural de Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, Fabi Diniz construiu sua trajetória acadêmica e profissional na área jurídica após estudar em escolas públicas e se formar em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Antes da aprovação no concurso, acumulou quase uma década de experiência em atividades ligadas ao Ministério Público, entre estágios e assessoria jurídica.

A posse é considerada um marco de representatividade e diversidade dentro das instituições públicas brasileiras. Para o MPAM, a chegada da nova promotora simboliza avanços na inclusão e amplia a presença de grupos historicamente sub-representados em cargos de destaque no sistema de Justiça.

Além do significado histórico, os novos promotores reforçarão a atuação do Ministério Público em diferentes comarcas do Amazonas, fortalecendo o atendimento à população e a defesa dos direitos coletivos, da ordem jurídica e do regime democrático.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

OAB reforça proteção contra golpes em Rondônia

O golpe utiliza dados reais de processos, imagens de...

premio

      Golpe do falso advogado cresce em Rondônia e reforça...

Médico vira réu após cobrar por cirurgia do SUS em RO

Um médico ortopedista que trabalhava na rede estadual de...

Professor passa mal e morre durante treino em academia

O professor Jeyres Pereira Nobre, de 55 anos, morreu...

Mendonça é alvo de investigação por encontro com Vorcaro

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou...

Siga a sessão do STF que analisa acusações contra Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (15),...

Mensagens indicam mesada de R$ 500 mil a filho de ministro

O conteúdo do celular de Daniel Vorcaro, entregue a...

Conexões de Mendonça com Vorcaro serão investigadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...