25.5 C
Porto Velho
22 julho 2026

6º Concafé: Público e Produtores de Cacoal ansiosos pela abertura do evento, nesta quinta-feira

O 6º Concafé, com atrações nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no complexo Beira Rio em Cacoal, criou uma grande expectativa em todos os municípios da região. Neste ano, o evento será realizado em formato de uma grande Feira expositiva que vai revelar todo o potencial de nossos produtores no que diz respeito à cultura cafeeira, bem como o grau de capacitação a que chegaram os mais destacados cafeicultores de Rondônia.

O prefeito Adailton Fúria afirmou que está muito empolgado com a realização desse evento em Cacoal e disse esse novo formato vai beneficiar a todo o público que terá uma oportunidade de conhecer o que há de melhor em nossa região.

O café, segundo o prefeito, “transforma vida” e fez de Cacoal não apenas a Capital do Café, as também um centro de prosperidade econômica. “Esse evento está movimentando a economia local, os hotéis estão lotados e, com essa parceria entre governo do estado e prefeitura, nossos produtores vão fazer bonito”, ressaltou o chefe do Poder Executivo do Município anfitrião.

O engenheiro agrônomo Janderson Dalazen agradeceu a todos os agricultores que acreditaram no evento e se inscreveram para participar dessa premiação. Além da disputa em si para se aferir quem produz o melhor café de Rondônia, o Concafé terá, ainda, uma extensa programação, que inclui praça de alimentação, espaço para exposição de artesanato, exposição de produtos e subprodutos derivados do café etc., além de um grande show musical à noite, com a talentosa dupla Cuiabano & Douradense.

Além da temática cafeeira, outra atração à parte, para o público doméstico e visitante, será a exposição do famoso café robusta amazônico, que tem dado a Cacoal e região um lugar de destaque e uma prova disso são as recentes conquistas de premiações em nível nacional.

O evento também empolga aos que se dedicam à artesania indígena e rural, cujos trabalhos revelam toda a criatividade daqueles que fazem de nosso solo sagrado inspiração vital para a diversidade de suas produções e buscam não apenas pelo sustento, mas por também externar toda a sua energia em transformar e agregar valor às riquezas naturais.

Confira em detalhes toda a programação do Concafé 2021:

20 DE OUTUBRO

14h – Visita técnica à “Fazendinha Sustentável”

Café Don Bento, Linha 10, Cacoal-RO.

Observação: Programação exclusiva para técnicos da Emater-RO

 

21 DE OUTUBRO

9h – Abertura – TENDA CONCAFÉ
9h30 – Projeto Água Nossa de Cada Dia, alternativa para sustentabilidade na cafeicultura / Jorge Valdemir Murer, Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal
10h – Perspectivas de mercado para cafés especiais / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar
10h30 – Robustas Amazônicos – Cafés com Identificação Geográfica / Juan Travain, Presidente da Caferon
11h – Concafé – Cafés e histórias especiais / Maciel Lemos, Extensionista da Emater-RO e Poliana Perrut de Lima, Técnica ATeG Senar-R
12h – Intervalo
14h – Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés / Alexsandro Teixeira – Pesquisador da Embrapa Rondôni
14h30 – Manejo fitossanitário do cafeeiro / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta
15h – Pragas e doenças do café canéfora com foco na broca e cochonilha das rosetas / César José Fanton – Pesquisador do Incaper
16h – Boas práticas na produção de mudas de café canéfora / Abraão Carlos Verdin Filho – Pesquisador do Incaper
17h – Diagnóstico da produção de mudas do café em Rondônia / Câmara Setorial do Café de Rondônia e Idaron
18h – Atração cultural / Cuyabano e Douradense, Dupla sertaneja
20h – Encerramento

OFICINAS TÉCNICAS (QUIOSQUE DO CAFÉ)

9h – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P&D – Atilla
10h30h – Oficina sobre métodos de preparo do café / Pedro Foster e João Foster, Baristas – Fuzz Cafés
14h – Oficina de classificação física do café / Jean Ramos dos Santos e Luiz Pereira de Barros, Classificadores de café – Idaron
15h30 – Oficina de torra do café / Thiago Nunes Emerich de Paula, Diretor de P&D – Atilla
17h – Demonstração de aplicação de defensivos agrícolas via drone / Matheus Vilhena Parenti – Desenvolvimento de Mercado Syngenta
17h – Oficina sobre métodos de preparo do café / Alex Morie, barista, Cafeteria Existe um Lugar

22 DE OUTUBRO

9h – Cerimônia de premiação do 6° Concafé Rondônia
Apresentação: Janderson Dalazen, Coordenador do Concafé
Animação: Jader, cantor e violeiro
13h – Encerramento

Outras atrações (Dias 21 e 22)
Exposição e venda de cafés robustas amazônicos
Feira de agroindústria e artesanatos
Assinatura de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário – UTE/SEAGRI
Atrações culturais

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

PSOL avança na construção de alianças e anuncia convenção

Faltando poucos dias para a convenção estadual que oficializará...

Quarta será de sol, calor e chuva em RO

A quarta-feira (22) será de tempo quente, com sol...

Carro com pane escondia mais de 30 kg de maconha em RO

Um carro parado às margens de uma avenida devido...

Campanhas ao Governo de RO poderão gastar até R$ 6,2 milhões

Candidatos ao Governo de Rondônia poderão gastar até R$...

Homem é atacado a tiros em Vilhena

Um homem de 27 anos foi vítima de uma...

Terça-feira de calor, sol e pancadas de chuva em RO

Mídia Rondônia - A terça-feira (21) será marcada por calor,...

Irregularidades barram licitação milionária do Detran

Vários indícios de irregularidades na estrutura da contratação e...

Adolescente é morto em ação da PM contra roubos em RO

Na manhã de sábado, denúncias informaram que três suspeitos...