Os cinco candidatos ao Governo de Rondônia confirmaram presença no último debate televisivo do primeiro turno no estado, que acontece a partir das 21h30 nos estúdios da Rede Amazônica, na capital. O mediador será o jornalista Júlio Mosquéra, da TV Globo.
Daniel Pereira (Solidariedade), Léo Moraes (Podemos), Marcos Rogério (PL) e Pimenta de Rondônia (Psol) já haviam garantido participação há dias e a dúvida era a presença de Marcos Rocha (União Brasil), líder das pesquisas de opinião, que assegurou presença através de sua assessoria. Valclei Queiroz, que chegou a entrar na disputa teve registro indeferido e nem vai constar na urna eleitoral.
Segundo informou a organização do debate, através do portal de comunicação do grupo, o debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados e, no último bloco, os candidatos farão as considerações finais.
Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e 1 minuto e 30 segundos para responder. A réplica será feita em 1 minuto, assim como a tréplica. No último bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais.
As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para outro, de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.
No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.
Se algum candidato faltar, o lugar destinado a ele ficará vazio, com uma placa com o seu nome. Apenas na primeira rodada de temas livres, um dos candidatos presentes poderá dizer ao público a pergunta que faria ao ausente. Rondoniagora.