32.3 C
Porto Velho
28 junho 2026

IFRO apresenta o Projeto Cidades Inteligentes na Exposição Agropecuária de Ariquemes

Presente na 38ª Exposição de Ariquemes (Expoari), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) teve mais uma oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes (PROCINT) à população. Durante as nove noites da Expoari, encerrada neste domingo (6), milhares visitantes passaram pelo estande do IFRO e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco eixos de atuação do Projeto Cidades Inteligentes: Educação, Saúde, Empreendedorismo e inovação, Segurança e Governança.

Para o coordenador-geral do PROCINT, professor Vagner Schoaba, a participação do IFRO na Expoari foi uma grande oportunidade de apresentar o Projeto Cidades Inteligentes a uma quantidade tão imensa de frequentadores, sendo a maioria do município de Ariquemes, cidade por onde se iniciaram as ações do ‘Cidades Inteligentes’, com investimento inicial superior a R$ 22 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura, que em 2023 injetou outros R$ 10 milhões para a expansão do Projeto.

Na Expoari o IFRO chamou a atenção de grande parte de seus visitantes para a sala interativa do eixo Educação. A interatividade e o colorido das telas chamaram a atenção da criançada, que pode desfrutar à vontade da tecnologia que o Projeto Cidades Inteligentes propõe para as escolas municipais de Ariquemes e também de outros municípios, de acordo com o interesse de cada cidade.

Vagner Shoaba, afirma que a sala interativa facilitará para as escolas municipais o trabalho educacional com as crianças, seja na área da matemática, da língua portuguesa ou mesmo para treinar a coordenação motora das crianças.

O coordenador do eixo de saúde, Andrey Alencar Quadros,  destaca que o objetivo PROCINT é auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços para população Ariquemes. “O Projeto está dividido em cinco eixos, e na Saúde estamos informatizando serviços de saúde. Iniciamos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ariquemes e expandido para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou o coordenador do eixo Educação.

O coordenador acrescenta ainda, que cada um dos cinco eixos do Projeto Cidades Inteligentes tem proposta inicialmente de informatizar os serviços. Alencar citou como exemplo de efetividade do eixo Saúde, a implantação do sistema Pronto Saúde. “Se o paciente visitar uma UBS e depois procurar atendimento numa UPA, o médico de plantão terá acesso ao prontuário completo do paciente, todo histórico dele, tudo conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ao detalhar a amplitude do ‘Cidades Inteligentes’, Andrey Alencar disse que haverá um sistema que interligará toda a educação municipal de Ariquemes. Ressaltou que a ideia é expandir o PROCINT a outros municípios, para que Rondônia seja considerada um estado inteligente. E por meio do eixo Empreendedorismo e Inovação, o Projeto Cidades Inteligentes implantará ilhas digitais que terão computadores e rede de wi-fi gratuitos para a população.

– Logo a prefeitura de Ariquemes terá serviços de digitalização de processos, redução de filas e a diminuição de impressões no serviço público. No eixo Segurança, a cidade terá câmeras instaladas formando um cerco eletrônico para ajudar no monitoramento. E no eixo Governança será trabalhado a questão de processos junto à prefeitura, sistematizando os processos e os interligando – explanou Alencar.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Jogo do Brasil: Governo de RO decreta horário especial na segunda

O Governo do Estado de Rondônia publicou na sexta-feira,...

Domingo será de sol e calor em Rondônia

O domingo (28) será de tempo firme e temperaturas...

“Abre o olho”: padre aconselha noiva a cancelar casamento

O padre Chrystian Shankar, conhecido por dar conselhos sobre relacionamentos durante...

Aliados de Flávio culpam Michelle por possível derrota

Aliados e integrantes da campanha de Flávio Bolsonaro já...

Pré-candidato chama Michelle de mentirosa e ignorante

Alcides Fernandes (PL-CE), pai do deputado André Fernandes (PL-CE),...

FGTS poderá ser usado para comprar armas

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Governo de RO ajusta expediente por jogo do Brasil

 Em razão da partida de futebol da Seleção Brasileira...

Megaoperação contra facção deixa um morto em Vilhena

Um homem identificado como Erval Lopes Moura, de 37...