31 C
Porto Velho
4 maio 2026

Com preços nas alturas, reclamações contra companhias aéreas disparam

Não são apenas os preços das passagens aéreas vendidas pelas companhias brasileiras que têm disparado nos últimos meses, como mostrou reportagem do Metrópoles. As reclamações dos consumidores em relação à baixa qualidade dos serviços prestados também vêm aumentando, o que mostra como viajar de avião pelo país, mesmo que para relaxar durante as férias, tornou-se uma experiência cada vez mais difícil e penosa.

Dados da plataforma consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que permite a comunicação direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos, indicam que, entre janeiro e novembro de 2023, 87.555 passageiros haviam registrado queixas sobre o serviço prestado pelas companhias no país.

Considerando apenas as reclamações sobre atraso de voos, por exemplo, foram 3.658. O número mais do que triplicou em um período de cinco anos – em 2018, foram 1.027 (aumento de 256%). Em 2022, o total de queixas sobre atrasos foi de 2.330.

A maior parte das reclamações está relacionada ao atraso na devolução de valores pagos indevidamente pelos clientes ou a problemas com reembolso por parte das companhias aéreas. Também são muito citados cancelamentos de voos, ofertas não cumpridas e publicidade enganosa.

A empresa de tecnologia AirHelp, que auxilia consumidores que se sentiram lesados pelas companhias, estima que mais de 2 milhões de passageiros foram afetados por atrasos ou cancelamentos de voos entre janeiro e agosto do ano passado, o que representa incremento de 25,8% em relação ao mesmo período de 2019. Em média, um em cada 30 passageiros sofreu com atrasos superiores a duas horas ou cancelamentos.

O cenário é tão preocupante que o governo federal decidiu, em dezembro, criar um comitê para discutir eventuais medidas que melhorem o atendimento aos consumidores no setor aéreo. O órgão deve ser composto por representantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), das principais companhias aéreas do Brasil e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula o setor. A primeira reunião deve ocorrer nos próximos dias.

Indenizações atingem cifras bilionárias

As reclamações dos consumidores muitas vezes desembocam em ações judiciais contra as empresas. De acordo com um balanço da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), oito de cada 100 voos realizados no Brasil geram processos na Justiça. Nos Estados Unidos, esse índice é de 0,01 processo a cada 100 voos.

Os gastos das companhias aéreas com condenações judiciais relacionadas a serviços prestados aos clientes vêm subindo nos últimos anos. Entre 2017 e 2021, esse montante aumentou de R$ 280 milhões para R$ 490 milhões, de acordo com dados da Anac, o que significa uma alta de 75% em quatro anos.

spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Coronel flagrado com Mounjauro viajou por conta própria

O Governo de Rondônia informou, por meio de nota...

Novo Desenrola dívidas começa nesta segunda-feira

O governo federal lança nesta segunda-feira (4) o programa...

“Antes que Aconteça” reforça rede de apoio às mulheres

Passa a valer nesta segunda-feira (4) o Programa Antes...

Segunda-feira com chuvas isoladas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte nesta...

Coronel da PM de RO é preso com mounjaro do Paraguai

O tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia, Davi Machado...

Empregados que mataram o patrão vão a júri em RO

Três pessoas irão a júri popular pela morte do...

Preso médico que filmava estupros de adolescentes

Um médico condenado por crimes sexuais contra pacientes foi...

Após morte de enteado de 8 anos, padrasto é executado a tiros

Luan Henrique Silva de Almeida, de 31 anos, conhecido...