26 C
Porto Velho
9 outubro 2024

Tentativa de golpe fracassa na Bolívia e líder é preso

O general Juan José Zuñiga, apontado por aliados do presidente boliviano, Luis Arce, como o responsável pela tentativa de golpe de Estado, foi preso nesta quarta-feira (26), após determinação da Procuradoria-Geral do país.

Logo após ser encurralado pelo ato criminoso, ele foi apresentado à imprensa mundial como o responsável pela articulação do golpe, agora na condição de detido.

Manifestantes ocuparam a Plaza Murillo de La Paz e fizeram um ato para demonstrar apoio ao presidente da Bolívia, Luis Arce, vítima de uma tentativa de golpe nesta quarta-feira (26), dia em que militares tentaram entrar no salão presidencial e, antes da investida, já estavam posicionados em frente à sede do governo, na capital boliviana. ‘Lucho (Luis Arce) não está sozinho’, gritaram os participantes do ato.

general Juan José Zuñiga foi preso após ser apontado por aliados do presidente boliviano como uma das principais lideranças do movimento golpista. Ele chegou a pedir mudança de gabinete no governo. A tentativa de golpe foi derrotada e os generais que participaram do plano de ruptura institucional retornaram aos quartéis.

A Bolívia havia sofrido um golpe em 2019, quando o então presidente Evo Morales foi obrigado a renunciar. Oposicionistas ao seu governo e representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), que fica nos Estados Unidos, atribuíram irregularidades à campanha do governante de esquerda.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias