24 C
Porto Velho
27 março 2026

Plano de Enfrentamento à Crise Hídrica fará parte da carga horária dos estudantes rondonienses

Vilhena – Diante da grave crise hídrica que tem assolado o estado de Rondônia, medidas emergenciais e educacionais estão sendo implementadas para enfrentar os desafios imediatos e preparar as futuras gerações. A Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena (CRE) assume um papel fundamental de integrar o Plano de Enfrentamento à Crise Hídrica na carga horária dos estudantes da rede estadual de ensino.

O plano, que abrangerá todas as 406 unidades escolares distribuídas nos 52 municípios do estado, visa não apenas mitigar os impactos da escassez de água, mas também promover uma educação ambiental ampla e integradora. Segundo Claudiane Santana Mendonça, técnica pedagógica da CRE, o foco principal é desenvolver cidadãos críticos, autônomos e comprometidos com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Claudiane explica que, entre outras ações, o plano vai trabalhar 4 eixos estratégicos:

  1. Sensibilização e Conscientização nas Escolas: Educação voltada para o consumo racional de água, redução de desperdícios e adoção de fontes alternativas. A iniciativa engaja não apenas os estudantes, mas também suas famílias e comunidades locais, visando criar um ambiente de aprendizado colaborativo.
  2. Desenvolvimento de Práticas Educativas: Implementação de projetos educativos que estimulam a preservação ambiental dentro e fora das escolas. Essas ações práticas conectam o conhecimento teórico com experiências reais de sustentabilidade.
  3. Promoção de Iniciativas Sustentáveis na Comunidade: Colaboração com instituições governamentais e não-governamentais para promover boas práticas de uso consciente e reuso da água. O objetivo é estender o impacto das ações educativas para além do ambiente escolar, beneficiando toda a comunidade.
  4. Atendimento Educacional em Situações de Crise Hídrica: Implementação de estratégias flexíveis para assegurar a continuidade do ensino durante crises hídricas. Garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário ao aprendizado, independentemente das adversidades climáticas.

O decreto de situação de emergência, emitido devido à estiagem crítica e suas consequências severas, destaca a urgência das medidas implementadas. A significativa redução das chuvas afetou diretamente o abastecimento de água para populações urbanas e rurais, além de impactar severamente a agricultura, pecuária e a navegabilidade no Rio Madeira, essencial para o transporte fluvial na região.

Ao integrar a educação ambiental de forma tão abrangente, Rondônia não apenas enfrenta os desafios imediatos da crise hídrica, mas investe no desenvolvimento de uma consciência coletiva voltada para a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental. O compromisso de todas as partes envolvidas, desde os estudantes até os gestores e professores, evidencia um esforço conjunto para garantir um futuro mais resiliente e ambientalmente responsável.

“O Plano de Enfrentamento à Crise Hídrica representa não apenas uma resposta educacional à emergência atual, mas uma oportunidade de transformação positiva que prepara as novas gerações para os desafios ambientais do século XXI”, observa a coordenadora regional de Educação de Vilhena, professora Anandreia Trovó.

Seca: rio Madeira é essencial para o transporte fluvial na região.
spot_img

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Servidor é preso por vender oxigênio de hospital em RO

Na tarde desta quarta-feira (23), a Polícia Civil de...

Casal é preso com 167 kg de supermaconha em Rondônia

Ao tentar contornar o posto policial por uma estrada...

Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli

A Justiça italiana decidiu autorizar a extradição da ex-deputada...

Efeito prisão domiciliar: Bolsonaro melhora e receberá alta na sexta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta hospitalar...

Apreensão gigante de supermaconha em Vilhena

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal resultou na prisão...

Deputada reforça combate ao feminicídio em RO

Neste 25 de março, Rondônia lembra o Dia Estadual...

Denúncias não evitam 3 em 10 feminicídios no Brasil

(Folhapress) – Dados inéditos do Ministério da Justiça mostram que 30%...

Quinta-feira de chuvas intensas e trovoadas em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do país, nesta quinta-feira (26), indica...