O juiz Wilson Soares Gama, da 9ª Zona Eleitoral de Pimenta Bueno, determinou a exclusão de grupos sociais, de um vídeo editado, referente as eleições passadas, mas que estava sendo distribuído como se fosse gravado neste ano, para beneficiar o candidato do União Brasil à Prefeitura, Valteir Cruz. Um dos envolvidos com a distribuição do material é irmão de Valteir Cruz, identificado como Rubens Domingo Cruz.
No vídeo, o atual prefeito Arismar Araújo de Lima declarou apoio a Valteir Cruz como candidato a deputado estadual, mas nunca à Prefeitura, como seu grupo político disseminou.
A farsa, denunciada à Justiça Eleitoral pelo Podemos, foi disseminada em vários grupos, como o Políticas Notícias Pimenta Mil Grau e mereceu reprimenda do Judiciário.
“Impende anotar, de saída, o fato de que o primeiro representado é irmão do candidato Valteir Cruz, portanto, não é crível desconhecer a desavença política ora existente entre seu irmão e o atual prefeito. A reprodução de um vídeo autêntico de uma data anterior, mas antiga e referente a disputa eleitoral passada e em outras circunstâncias pessoais deve ser considerada fake news quando o contexto utilizado nessa reprodução afigura-se enganoso, caso destes autos. Com efeito, ao ser apresentado como sendo recente, ou fora de seu contexto original, o vídeo pode levar as pessoas a uma interpretação equivocada dos fatos, com o condão de manipular a opinião pública e gerar desinformação, notadamente quando o vídeo ou imagens a ele relacionadas são disseminadas através da rede social Facebook, posto que de notória abrangência nacional”, disse o magistrado, que complementou:
“Da análise dos documentos, neles incluídos os vídeos que escoltam a inicial, é possível, sem maiores esforços, vislumbrar a tentativa de engodo ao se tentar colar na imagem do candidato Valdeir a figura do atual prefeito que, como cediço por se tratar de fato notório, rompeu com Valteir e apoia outra candidata”.
O juiz então decidiu determinar o bloqueio do vídeo armazenado nos servidores do WhatsApp, e ainda que Rubens Domingo Cruz, Dhion Leno Rodrigues, Diego Andrade, apontados como distribuidores de fake news, se abstenham de fazer nova divulgação do vídeo. Houve ainda determinação que administradores dos grupos Políticas Notícias e Pimenta Mil Grau no Instagram, não permitam que os representados ou qualquer outra pessoa divulguem a notícia falsa.
Rondoniagora