33 C
Porto Velho
18 setembro 2024

Fumaça dos incêndios revela que Rondônia não possui estação de monitoramento da qualidade do ar

Mídia Rondônia– Rondônia, um dos estados mais afetados pelas queimadas e pela intensa fumaça que toma conta da região durante a temporada de seca, enfrenta um desafio: a ausência de uma estação de monitoramento da qualidade do ar. Sem dados regulares e atualizados sobre os níveis de poluição, as autoridades enfrentam grandes dificuldades para adotar medidas preventivas e responder com rapidez a emergências ambientais, colocando em risco a saúde da população.

Atualmente, Rondônia integra uma lista de 12 estados brasileiros que ainda não possuem estações de monitoramento da qualidade do ar, ao lado de Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Esta ausência cria uma lacuna significativa, impedindo a criação de políticas públicas eficazes para enfrentar o problema da poluição atmosférica, especialmente em períodos de queimadas que aumentam drasticamente a quantidade de material particulado no ar.

A falta de dados precisos impede que as autoridades possam alertar a população sobre os riscos respiratórios e outros impactos na saúde, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes. Em um estado onde as queimadas são recorrentes, a inexistência de planos de ação claros deixa a população à mercê das consequências graves que a poluição pode trazer.

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner
Banner

Últimas Notícias