28 C
Porto Velho
25 outubro 2026

Governo forma professores para implementar educação financeira nas escolas de Rondônia

Começou nesta segunda-feira (4), a abertura da formação “Educação Financeira no Referencial Curricular de Rondônia”, em Porto Velho. A iniciativa do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), visa capacitar 283 professores da rede estadual de ensino, especialmente do componente curricular de matemática, para o desenvolvimento de competências financeiras, nos ensinos fundamental e médio.

A formação, prevista no Plano de Ação 2024 da gerência de desenvolvimento curricular e no Plano Estadual de Educação de Rondônia, está alinhada à Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, que orienta a centralidade dos estudantes e valorização de suas condições sociais, culturais e intelectuais.

Durante o evento, professores participam de uma série de palestras

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação representa um avanço na educação do estado: “Queremos que os professores se tornem multiplicadores do conhecimento financeiro, ajudando a preparar os jovens para que esses possam tomar decisões mais informadas e responsáveis em suas vidas pessoais e profissionais,” ressaltou.

APLICAÇÃO

Segundo a secretária da Seduc, Ana Pacini, durante o evento, os professores participam de uma série de palestras, incluindo “Educação Financeira e Fiscal: Construindo um Futuro Sustentável”, ministrada pelo professor, José de Arimatéia Dantas, e “Mudando Comportamentos Financeiros: Um Novo Estilo de Vida”, com Lucimar Antônio Lubiana, do Sebrae. No dia 5, os educadores seguirão para oficinas práticas que abordam a aplicação da educação financeira no cotidiano escolar.

As atividades foram desenhadas para apoiar a implementação do referencial curricular que, no ensino médio, inclui temas como matemática financeira, estatística e probabilidade, fortalecendo o aprendizado à vida cotidiana dos jovens rondonienses.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Prefeitos sabotam transporte e prejudicam eleitores de Lula

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) mandou prender...

Briga em carreata pró-Flávio deixa morto e ferido a tiros

Uma briga durante uma carreata bolsonarista em Bonito, no...

Domingo de calor intenso e possibilidade de chuva em RO

Rondônia deve registrar um domingo (25) de calor e...

Eleitores de Flávio tentam assassinar vereadora do PT

A vereadora Iara Pimentel (PT), de Montes Claros, no...

Votos apurados: Lula vence na Nova Zelândia e lidera em Sydney

O presidente Lula (PT) venceu o senador Flávio Bolsonaro...

Ao lado do povo, Lula encerra campanha confiante na vitória

 Uma multidão de apoiadores tomou a Avenida Paulista, em...

Flávio supera Lula em rejeição na véspera do 2º turno

Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (24) aponta que o...

Chocante: em ato de Flávio, homem negro é preso por corrente

Um vídeo registrado durante uma manifestação de apoiadores de...