25 C
Porto Velho
15 janeiro 2025
spot_img

Idosas rondonienses se reúnem para curtir viagens e festas

Quando a aposentadoria chega, muitos optam por descansar e aproveitar a tranquilidade em casa, mas para um grupo de servidoras públicas federais aposentadas de Rondônia, a escolha foi diferente. As idosas decidiram viver a aposentadoria com viagens, festas e eventos culturais.

O grupo formado há mais de 10 anos, se autodenomina como Jades, as Jade Idade. Elas quebram paradigmas e mostram que a diversão não tem idade. As aposentadas se reúnem para se divertir pela cidade de Porto Velho e até em outros estados.

Ao g1, a coordenadora do grupo e professora aposentada, Eliete de Almeida Azevedo, explicou que antes da criação das jades, as aposentadas já se reuniam. As brincadeiras geralmente eram feitas nas casas das participantes, mas, depois de um tempo as residências se tornaram pequenas.

Jade idade reunidas no Bar do Pernambuco — Foto: Mateus Santos/g1

“A gente levava as nossas fantasias diferenciadas, então surgiu esse grupo. Nós fazemos viagens, passeio, todo mundo aqui se une em torno da alegria, porque não temos mais idade para tanta preocupação” pontua Eliete.

O grupo é composto por 10 mulheres, a maioria pensionistas. Segundo Eliete, ela trabalha há mais de 30 anos no serviço público, desde quando Rondônia era território, e agora, depois de todo esse tempo, merece viver a aposentadoria.

“Nós já demos nossa contribuição e hoje tudo que vier para a gente é lucro”, brinca Eliete.

Eliete conta que todas as integrantes são avós e até bisavós, e toda a família apoia as aventuras das idosas. Segundo ela, onde as Jades passam, são conhecidas pela alegria que transmitem. Além disso, ela espera que todas sirvam como exemplos de vitalidade para os colegas aposentados. “Depois da velhice a vida não acabou, apenas começou. A gente pula carnaval, a gente dança quadrilha e tira da cabeça, de que o idoso está relegado a uma cadeira de balanço. Esse não é o nosso caso”, diz a aposentada.

Jade idade usaram da criatividade para participar do bloco da Banda do Vai quem quer em — Foto: Mateus Santos/g1

Mas as Jade Idades não buscam incentivar somente os aposentados, mas também os jovens. Para Eunice Lobo, a mais velha do grupo, com 85 anos, as pessoas da nova geração “não querem viver a vida e ficam presas cada vez mais em seus quartos”.

G1

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner




Últimas Notícias