29 C
Porto Velho
31 janeiro 2026

Braga Netto recebeu dinheiro do agro para plano de atentado contra Lula e Moraes

247 – Um depoimento de Mauro Cid à Polícia Federal (PF), colhido no dia 21 de novembro de 2024, revelou que o general Braga Netto teria recebido dinheiro de empresários do agronegócio e repassado os valores ao major Rafael de Oliveira. De acordo com a investigação, o montante foi entregue em uma sacola de vinho durante um encontro ocorrido em dezembro de 2022, no Palácio do Planalto ou da Alvorada. A informação consta em um relatório que embasa a prisão do general e aponta seu envolvimento em um plano de atentado contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o relatório da PF, o plano, chamado “Copa 2022”, foi elaborado por militares com o objetivo de sequestrar ou assassinar Moraes em 15 de dezembro daquele ano. “O dinheiro foi entregue pelo general Braga Netto ao major Rafael de Oliveira, que utilizou parte dos recursos para aquisição de um celular e quatro chips, itens essenciais ao desenvolvimento do plano”, detalha o documento. Além disso, mensagens trocadas entre os envolvidos mostram que havia uma estimativa de gastos de até R$ 100 mil para cobrir despesas com hospedagem, alimentação e materiais.

O papel do agronegócio no financiamento

Mauro Cid afirmou que o general Braga Netto justificou a origem dos recursos, alegando que eles vieram de empresários do agronegócio. A PF, entretanto, ainda não concluiu se todo o valor previsto foi efetivamente levantado. “O dinheiro foi uma contribuição direta desses empresários, a pedido de Braga Netto, para viabilizar o plano”, apontou o relatório.

O general Braga Netto foi preso sob acusação de obstrução de Justiça. Cid declarou que o militar teria tentado obter informações detalhadas sobre sua delação premiada no final de 2023. A PF apreendeu, no mês passado, um documento com supostos detalhes da delação em posse do coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor direto de Braga Netto. Peregrino também é alvo da operação deflagrada para investigar o plano e a origem dos recursos.

Prisões e investigações em andamento

O major Rafael de Oliveira, identificado como um dos principais executores do plano, foi preso em novembro de 2024. Ele e outros militares já haviam elaborado um orçamento para a operação, que incluía os custos operacionais entre novembro e dezembro de 2022. A PF continua investigando a extensão do envolvimento de outros aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, também citado no relatório.

As revelações reforçam as suspeitas de que setores do agronegócio estavam profundamente ligados ao financiamento de operações ilegais contra instituições democráticas. A investigação segue em curso, com desdobramentos que podem atingir novos nomes de destaque no cenário político e empresarial brasileiro.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Papudinha vira quartel-general político de Bolsonaro

Até a eleição de 2026, o principal centro de...

Ezequiel Neiva comemora licitação para pontes entre Cabixi e Pimenteiras

O Cone Sul de Rondônia, especialmente os municípios de...

Ezequiel Neiva confirma conclusão de obra no centro de Colorado

Colorado do Oeste acaba de conquistar um importante avanço...

Execução brutal:dois homens são achados mortos em RO

Os corpos de Clebson de Souza Amorim, de 30...

Sábado com trovoadas e pancadas de chuva em RO

A expectativa é de chuvas intensas em todos os...

Justiça proíbe bloqueios de invasores de terra na BR-364

A  1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Rondônia concedeu tutela...

Trump estuprou menina de 13 anos, dizem arquivos do FBI

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos liberou, nesta...