30 C
Porto Velho
24 dezembro 2024


Policia cumpre mandados em investigação de fraude em sistema da Sedam

Mídia Rondônia – A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sedam), deflagrou nesta segunda-feira (23) a Operação Citrus Cinensis, uma ação que visa desarticular uma organização criminosa especializada em crimes ambientais, fraudes tributárias e lavagem de dinheiro no setor madeireiro.

As investigações revelaram que o grupo criminoso manipulava o Sistema de Documento de Origem Florestal (SisDOF), ferramenta utilizada para monitorar o transporte e armazenamento de produtos florestais no Brasil. A quadrilha legitimava madeira extraída ilegalmente de áreas de preservação permanente e unidades de conservação, empregando estratégias como Movimentações fictícias de volumetria para encobrir o verdadeiro volume de madeira transportada; Inserção de dados falsos no sistema; Uso de empresas de fachada e “laranjas” para dificultar a fiscalização e rastreamento das operações.

Durante a operação, foram cumpridas 16 medidas cautelares de busca e apreensão em cinco municípios de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste) e em Cruz do Espírito Santo, na Paraíba.

A ação mobilizou cerca de 120 agentes, incluindo equipes da Polícia Civil da Paraíba, da Sedam e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA). Documentos, dispositivos eletrônicos, e outros materiais que podem auxiliar na investigação foram apreendidos.

A operação tem como objetivo não apenas desarticular a organização criminosa, mas também mitigar os impactos ambientais significativos causados pelas atividades ilegais. A fraude permitia a exploração intensiva de recursos florestais de maneira insustentável, comprometendo áreas de preservação e gerando prejuízos econômicos ao Estado, devido à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

 

- Advertisement -
Banner

Mídia Rondônia

Banner



Banner

Últimas Notícias