24 C
Porto Velho
19 agosto 2026

Brasil tem economia aquecida, desemprego em queda e inflação controlada em 2024

Mídia Rondônia – O Brasil encerra o ano de 2024 com resultados econômicos que surpreenderam analistas e desafiaram as expectativas mais pessimistas. Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam avanços significativos, apontando para uma recuperação consistente da economia.

O índice de desemprego caiu para 6,1%, o menor desde o início da série histórica do IBGE. Este ano, foram gerados mais de 2,2 milhões de empregos formais, consolidando o mercado de trabalho como um dos grandes destaques econômicos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, acumulou uma variação de 4,71% em 2024. Este número está abaixo das projeções e representa o menor índice acumulado em quatro anos, indicando controle sobre a alta dos preços mesmo em um cenário de aquecimento da economia.

Outro dado que reforça o bom momento foi o desempenho do comércio no Natal, com crescimento superior a 12% nas vendas em relação ao ano anterior. Esse resultado reflete a confiança do consumidor e o aumento da renda disponível das famílias.

Especialistas destacam que o crescimento econômico foi acompanhado por políticas que equilibraram a geração de empregos e o controle da inflação, sem descuidar da renda das famílias e do estímulo ao consumo.

2025
Embora os dados sejam animadores, desafios como a continuidade de reformas e a busca por maior equilíbrio fiscal permanecem no radar. Com o otimismo renovado, as expectativas para 2025 apontam para a manutenção do crescimento sustentável e a consolidação dos avanços econômicos.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Mulher diz ter “engravidado” de IA

Mizra afirmou em um vídeo no TikTok que se...

Quarta será quente e seca em Rondônia

Rondônia terá uma quarta-feira (19) marcada pelo tempo predominantemente...

Adolescente flagra cobrador em ato obsceno dentro de ônibus

Uma adolescente filmou um cobrador da linha 147.5, que...

Morre Glória Menezes, estrela da TV e do teatro, aos 91 anos

A atriz Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18), aos...

Diploma de jornalista pode voltar à pauta no STF

Os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes, do...

Aos 98 anos, morre Laura Cardoso

A atriz Laura Cardoso morreu aos 98 anos, na...

Sobe para três o número de mortos na BR-364 em RO

Subiu para três o número de mortos no grave...

“Milícia digital” mira Lula e Netto em RO, denuncia candidata

A candidata ao Senado pelo PSB em Rondônia, Dra....