31 C
Porto Velho
20 março 2026

Quem são os responsáveis por projeto que oferece dinheiro para escanear as íris das pessoas

Empresas têm promovido o escaneamento de íris em troca de dinheiro em São Paulo. O objetivo, segundo os responsáveis pela iniciativa, é oferecer às pessoas uma forma de “diferenciar interações humanas reais daquelas impulsionadas por inteligência artificial”.

A íris é única e a detecção tem sido feita pelo projeto World, comandado pela Fundação World, uma organização sem fins lucrativos com sede nas Ilhas Cayman, e pela Tools For Humanity (TFH), empresa de tecnologia global com sede em São Francisco, nos Estados Unidos.

As instituições são comandadas por Alex Blania e Sam Altman, que também é CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, chatbot de inteligência artificial lançado em 2022. Ele é apoiador do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e doou US$ 1 milhão para sua campanha.

Altman chegou a ser demitido do conselho diretivo da OpenAI em novembro de 2023, mas voltou ao posto no mesmo mês.

Blania, CEO da TFH, é formado em física e engenharia industrial pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. Ele estuou inteligência artificial durante seu mestrado  Instituto Max Planck e como pesquisador no Instituto de Informação e Matéria Quântica da Cal Tech.

Além do projeto para escaneamento de íris, Blania também está por trás do criptoativo worldcoin, um dos segmentos do projeto World.

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), vinculada ao Ministério da Justiça, afirmou que instaurou um processo para investigar a iniciativa. A autarquia afirma que dados biométricos, como a íris, são informações sensíveis e pediu explicações à Fundação World e à TFH.

A iniciativa tem oferecido uma média de 48 worldcoin, uma criptomoeda que pode ser convertida em reais, para quem permitir o escaneamento da íris. Algumas pessoas relatam que já sacaram até R$ 700 após liberarem os dados biométricos. (DCM)

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Passageiro de ônibus cai com 20 kg de cocaína em RO

Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão...

Flori desiste do governo e vai fortalecer aliados do PL

O prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro de Miranda Júnior,...

Adolescente é sequestrada após parente ganhar na Mega-Sena

Uma adolescente de 16 anos foi resgatada em Nova...

Militares caem por negociação de armas com facção em RO

Cinco homens foram presos na noite de quarta-feira (18),...

PM e Justiça fortalecem proteção às mulheres em RO

O encontro ocorreu na sala da Patrulha Maria da...

Agressor de mulher terá tornozeleira imediata

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto...

Sexta-feira chuvosa e sensação de abafamento em RO

A previsão do tempo para a Região Norte do...

Gado roubado é recuperado pela polícia em RO

A Polícia Civil de Rondônia recuperou gado furtado durante...