Mídia Rondônia – A disputa pelo controle do União Brasil em Rondônia teve sua primeira batalha nesta semana em Brasília, evidenciando a divisão interna dentro da legenda. O governador Marcos Rocha, que assumiu o protagonismo político do governo estadual, busca reformular o partido, atraindo novas lideranças e preparando a sigla para as eleições de 2026.
Nos bastidores do Congresso Nacional, Rocha reaproximou-se do deputado federal Fernando Máximo, seu ex-secretário de Saúde, sinalizando um possível apoio do governo estadual aos projetos políticos do parlamentar. A movimentação fortalece a posição do governador na tentativa de ampliar sua influência dentro do União Brasil.
Entretanto, o controle formal do partido ainda está nas mãos do ex-secretário da Casa Civil, Júnior Gonçalves, o que mantém a disputa aberta. Rocha conta com o respaldo de lideranças nacionais da sigla, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o que pode ser decisivo para uma possível mudança no comando do partido no estado.
Na madrugada desta sexta-feira (14), em um voo de Brasília para Porto Velho, Rocha sentou-se ao lado do ex-prefeito da capital, Hildon Chaves. A conversa entre os dois caciques políticos gerou especulações sobre alianças futuras e os rumos eleitorais em Rondônia.
Na próxima semana, Rocha deve anunciar o novo chefe da Casa Civil, que, segundo aliados, terá um papel secundário nas articulações políticas. O próprio governador assumiu a linha de frente das negociações, dialogando diretamente com deputados estaduais e instituições para garantir a governabilidade.
Dentro da Assembleia Legislativa, o embate entre Gonçalves e Rocha fortaleceu o deputado estadual Jean de Oliveira, que conseguiu angariar apoio dos colegas Edevaldo Neves e Ribeiro do Sinpol, ampliando sua influência no cenário político estadual.
A disputa pelo comando do União Brasil em Rondônia ainda promete novos capítulos, com impactos diretos na configuração política para 2026. Com informações do Rondoniagora.






