Na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h, o Sintero Regional Cone Sul realizará uma Assembleia Geral em sua sede, em Vilhena, com a presença da presidente estadual do sindicato, professora Dioneida Castoldi. A reunião é considerada um momento estratégico para fortalecer a luta dos trabalhadores em educação e discutir as demandas da categoria.
De acordo com os dirigentes da Regional Cone Sul, a presença da presidente reforça o compromisso da entidade na defesa dos direitos dos profissionais da educação. Durante a assembleia, serão repassadas informações sobre a última reunião da Executiva do Sintero com a MEMP (Mesa Estadual de Negociação Permanente) e discutidas estratégias para a valorização profissional.
Outro ponto de pauta será a cobrança de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A categoria tem se mobilizado para pressionar o governo a atender as reivindicações, como ocorreu na última manifestação realizada durante a visita do governador Marcos Rocha à abertura do ano letivo em Vilhena. Na ocasião, dirigentes sindicais de Porto Velho, Pimenta Bueno, Ji-Paraná e Cone Sul dialogaram diretamente com a secretária de Educação, Ana Pacini, cobrando melhorias para a categoria.
A diretoria do Sintero reforça a importância da participação dos trabalhadores na assembleia, destacando que a mobilização é fundamental para garantir conquistas e avanços para a educação de Rondônia.
Pautas de negociação
A imediata implantação do piso salarial nacional para os professores, sendo o limite da implantação em folha de pagamento no mês de março com retroativo a janeiro. Que seja garantindo também, o mesmo percentual aos técnicos educacionais.
Além da implantação do piso no mês de março, e o mesmo percentual para os técnicos, aguardamos uma resposta o mais rápido o possível em relação aos demais itens da pauta que tem como prioridade; Aumento do auxílio alimentação, equiparado as demais secretarias;
Implantação do auxílio transporte, na proporção de quatro passagens para os que laboram em dois períodos, e duas passagens para aqueles que fazem um período, sendo o valor tarifário de Porto Velho; Aumento do percentual das titularidades; Efetivação do concurso público