26.8 C
Porto Velho
16 junho 2026

“Papagaios de pirata”: aliados disputam espaço ao lado de Bolsonaro no ato da Paulista

Nos bastidores do ato pró-anistia, marcado para esse domingo (6) na Avenida Paulista, em São Paulo, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão causando uma disputa política para ver quem aparece mais ao lado do líder da extrema-direita. Deputados da oposição competem pelas valiosas vagas no carro de som onde estará o ex-presidente e o pastor Silas Malafaia, organizador do ato, durante a manifestação.

Segundo Bela Megale, no Globo, a presença no primeiro trio elétrico, que levará Bolsonaro, governadores e alguns poucos deputados selecionados, funciona como um termômetro político.

“O próprio Bolsonaro aprova os nomes que estarão no primeiro e no segundo carro”, revelou fonte próxima à organização do evento. Alguns parlamentares já foram “rebaixados” para o segundo veículo, mas só descobrirão a mudança ao chegarem no local.

Nikolas, que já foi o queridinho de Bolsonaro, estremeceu a relação ao se aproximar de Pablo Marçal. Foto: Douglas Magno/AFP

Nos últimos dias, Malafaia anunciou que sete governadores confirmaram presença: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Júnior (PSD-PR).

“Não sou Deus para prever essas coisas”, disse Malafaia ao ser questionado sobre o possível tamanho da manifestação, com a pretensão de promover o maior ato desde os protestos pró-impeachment de Dilma Rousseff em 2015.

O ato é visto como estratégico pelos aliados de Bolsonaro, que acreditam que uma grande mobilização popular pode pressionar o Congresso a avançar com uma proposta de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente enfrenta atualmente um julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de crimes como tentativa de golpe de Estado e formação de organização criminosa.

A seleção dos parlamentares que acompanharão Bolsonaro no carro principal revela as mudanças na hierarquia do bolsonarismo. Enquanto alguns deputados mantêm seu status próximo ao ex-presidente, outros já sentem o esfriamento da relação. “Já tem deputado que foi ‘rebaixado’ para o trio número dois”, confirmou uma fonte da organização, que pediu anonimato.

VÍDEOS: Estudante de Cacoal representará Rondônia em seletiva nacional de atletismo

Luan Vitor Scharff Barbosa, de 16 anos, será o...

Cobra cascavel é encontrada perto de casas e assusta moradores de bairro em Rondônia

Uma cobra cascavel de mais de um metro de...

Bandido leva 30 segundos para matar ciclista à luz do dia e diz que crime foi a ‘mando do diabo’

Imagens feitas por câmeras de segurança ajudaram a Polícia...

Empregos com carteira assinada crescem 106% em Ariquemes no 1º trimestre

Ariquemes registrou um crescimento de 106% nas contratações com...

Mulher é baleada dentro de carro e diz não saber de onde saiu o tiro

Uma mulher de 31 anos, Eliane P.S., 31 anos,...

Passageiros são flagrados transportando drogas em RO

Mais de 61 quilos de maconha e cocaína foram...

Justiça condena homem por abusar de sobrinhas em RO

A Justiça de Rondônia condenou um homem de 52...

Dallagnol culpa PT por empate com Marrocos na Copa

O pré-candidato ao Senado e ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR)...

Ônibus com atletas capota e deixa sete atletas mortos

Sete jogadores de um time de basquete morreram na...

Criminosos fazem arrastão em relojoaria em RO

Criminosos invadiram a loja W.H Shopping, no centro de...

Segunda-feira de calor e pancadas de chuva em RO

Os moradores de Rondônia devem enfrentar uma segunda-feira (15)...

Mega-Sena acumula em R$ 16 milhões neste domingo

O sorteio do concurso 3018 da Mega-Sena foi realizado na manhã...

Mãe perde guarda por expor filha em conteúdo adulto

A Justiça de São Paulo concedeu a guarda provisória de uma...